Municípios

Anuário Brasileiro: Piauí está fora da lista dos municípios mais violentos do país

Dados se baseiam nas ocorrências de 2021, fornecidos pelas Secretarias de Segurança

Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí, no bairro Ilhotas em Teresina

Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí, no bairro Ilhotas em Teresina Foto: PM-PI

Nenhuma cidade piauiense está na lista dos 30 municípios mais violentos do Brasil. A confirmação consta no Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2022, divulgado pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública. A publicação se baseia em dados de ocorrências do ano de 2021, fornecidos pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados e pelo IBGE. A relação das 30 cidades com as maiores taxas médias de Morte Violentas Intencionais (MVIs), entre 2019 e 2021, não inclui nenhum município piauiense.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) segue trabalhando para manter o Piauí entre os estados menos violentos do país. Segundo o setor de estatística do órgão, no mesmo ano de 2021, 103 municípios piauienses não registraram assassinatos, uma demonstração de eficiência das estratégias de policiamento e da política de segurança.

Para 2022, a expectativa da SSP é reduzir as estatísticas de MVIs. “E já estamos conseguindo. Em junho deste ano houve tendência de queda nas mortes violentas intencionais. Teresina já registra 13% de redução nos homicídios em relação a junho de 2021” afirma o secretário da Segurança, Rubens Pereira. Os dados são provisórios já que o mês de junho ainda não acabou.

Recentes investimentos no setor potencializam os resultados do combate à criminalidade. O governo adquiriu e entregou à Polícia Militar, 340 motos, um investimento de R$ 12 milhões. No âmbito do policiamento comunitário, a PM implementou o ciclopatrulhamento.

Segundo números, apresentados pela diretoria de inteligência da PM-PI, referentes aos primeiros cinco meses de 2022, aumentou em 39% a quantidade de armas apreendidas no Estado, 451 ao todo, em relação ao mesmo período de 2021. As ocorrências bem-sucedidas, que resultaram em apreensão de drogas e tráfico, aumentaram 64%. As estatísticas indicam ainda que o número de veículos roubados/furtados recuperados cresceu 36% totalizando 1.303 bens restituídos.

A atuação da força tarefa da Segurança Pública, envolvendo as polícias estaduais e federais no combate às facções criminosas no litoral, é uma das ações de destaque de enfrentamento à violência, em execução no Piauí. Em Teresina, as forças de segurança concentram esforços no cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, visando tirar das ruas criminosos procurados pela justiça por condenação ou prisão cautelar.

A atuação integrada com o Ministério da Justiça é outra estratégia destacada. Nessa quarta-feira (29), o secretário da Segurança, Rubens Pereira, se reuniu com um representante da Secretaria de Operações Integradas do MJ, articulando ações de enfrentamento à criminalidade.

“É muito importante, sobretudo quanto aos crimes que têm atuação das organizações criminosas de forma regional. É uma troca de informações com os serviços de inteligência dos estados do Ceará, Maranhão e Bahia” ressaltou Pereira.

Fonte: CCom

Dê sua opinião: