Municípios

Aeroporto de Teresina recebe ação do Carnaval Massa da Sempi

Viajantes receberam material informativo, incluindo os canais de atendimento às mulheres vítimas de violência

Aeroporto de Teresina recebe ação do Carnaval Massa da Sempi

Aeroporto de Teresina recebe ação do Carnaval Massa da Sempi

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) promoveu, nesta quinta-feira (8), no aeroporto de Teresina, a 3ª ação de divulgação da campanha do Carnaval Massa “Só se eu quiser… #NãoéNão!”. A iniciativa visa impor limites à violação do corpo da mulher, destacando a importância de combater a importunação sexual, crime com pena de 1 a 5 anos. A campanha busca enfrentar a misoginia e outras formas de violência que afetam mulheres, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade.

As viajantes receberam material informativo, incluindo os canais de atendimento às mulheres vítimas de violência. A gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, ressaltou o papel do Centro em oferecer atendimentos psicossociais e jurídicos, além de orientações e acolhimento tanto para mulheres que já buscaram denunciar na delegacia quanto para aquela mulher que ainda precisa ser orientada sobre como proceder quando ela decide romper com o ciclo de violência. 

Joelfa destacou a importância de o material alcançar também os homens, conscientizando sobre suas atitudes e as penalidades. “Estamos hoje entregando todo esse material para que as pessoas consigam entender que 'não é não', não apenas aqui no nosso Estado, mas que possam levar a mensagem para onde estiverem viajando”, explica.

A gerente de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Roberta Mara, ressaltou a importância de fazer essa mobilização em locais onde pessoas estão se deslocando para fora da cidade, a fim de disseminar as informações de combate à importunalção sexual, especialmente nesse período festivo, mas também em qualquer época do ano. “Considerando as experiências que vivnviamos e podemos enfrentar durante o Carnaval, como a importunação sexual, estamos enfatizando a rede de proteção neste período. No entanto, nosso objetivo é alcançar a eliminação de qualquer forma de violência contra a mulher a curto, médio e longo prazo”, afirma.

A equipe da Sempi também estará, nesta sexta (9), na SEAD (Secretaria de Administração do Piauí) pela manhã e na rodoviária de Teresina durante a tarde. A divulgação de amanhã acontecerá também em outros municípios, como no trecho urbano da BR-343 em Campo Maior e da BR-316 em Demerval Lobão, incluindo uma roda de conversa sobre importunação sexual na Escola Estadual Campo Maior às 11h.

A campanha da Secretaria das Mulheres é baseada na Lei de Importunação Sexual (13.718/18) e no Piauí Sem Misoginia. A Central “Ei, mermã, não se cale” atende 24 horas por dia pelo 0800 000 1673, e não somente neste período de carnaval, mas durante todo o ano. A Sempi atua de forma integrada com a rede de proteção à mulher, órgãos institucionais e sociedade civil.

Fonte: SEMPI

Dê sua opinião: