Câmara dos Deputados

Rejane Dias participa da formatura de defensoras populares

Deputada eleogiou projeto da Defensoria Pública e prometeu buscar incentivos para fortalecer a Instituição

Solenidade acontexeu no auditório da Defensoria Pública

Solenidade acontexeu no auditório da Defensoria Pública

A deputada federal  Rejane Dias (PT) participou no último dia 06 da solenidade de formatura das 26 lideranças femininas do Itararé e região, capacitadas pela Defensoria Pública do Estado do Piauí para que se tornem agentes multiplicadoras  de educação em direitos junto as suas comunidades.

O evento foi conduzido pelo defensor público geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis e pela subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, que é a responsável pela implantação do Projeto Defensoras Populares no Piauí.

Na oportunidade, a defensora pública Verônica Acioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, além de enaltecer o projeto aproveitou para cobrar um olhar diferenciado para a Defensoria. “Precisamos de políticas públicas para as mulheres e para a Defensoria, somos a Instituição do Sistema de Justiça que tem o menor Orçamento e somos a que tem mais credibilidade da população. Sou mulher, luto pelos direitos da mulher e sou defensora pública então, todos os cruzamentos da minha vida olham esse espaço como sagrado e a precisamos de vocês, defensoras Populares, para essa luta. As mulheres lideres comunitárias precisam difundir o que é a Defensoria Pública”, disse.

A deputada Rejane Dias destacou estar encantada com o Projeto e prometeu buscar incentivos para fortalecer a Instituição. “Esse momento nos emociona com a experiência desse Projeto, que acontece realmente em um momento muito complicado de retirada de direitos no país. Por isso faço questão de compartilhar essa experiência na Câmara dos Deputados, para que essa boa prática da Defensoria Pública do Estado do Piauí possa ajudar outros estados por todo o Brasil. Peço que vocês levem os projetos da Defensoria até os parlamentares que precisam estar informados sobre eles quando da destinação de emendas, quanto a mim, vou conversar com o governador, por entender a importância da Instituição Defensoria Pública. Quero ressaltar que foi muito válido poder estar aqui com vocês, disse.

Carla Yáscar Belchior externou toda a alegria em formar a primeira turma de Defensoras Populares e agradeceu o incentivo recebido de todos os envolvidos. “Esse Projeto foi possível graças ao apoio que recebemos de todos vocês e esse é um dos compromissos da Gestão, levar a Defensoria para perto das pessoas . Com o Projeto Defensoras Populares buscamos formar lideranças femininas que agora serão multiplicadoras dos conhecimentos recebidos junto às suas comunidades. Agradeço imensamente às nossas defensoras que ministraram os módulos e abraçaram essa causa. E a vocês que hoje se formam digo que foi muito gratificante ver cada uma ali firme, nos ouvindo com tanta atenção, com tanto respeito pela causa e muitas já começando, mesmo antes da conclusão do curso, a trabalhar dentro de suas comunidades. Isso significa que o nosso Projeto já está frutificando”, disse.

Erisvaldo Marques falou sobre os ganhos proporcionados com a realização do Projeto. “Esse é um momento de grande emoção. Vejo em cada um a de vocês, defensoras populares, histórias de vida que se cruzam na busca por igualdade e direitos. Esse é um momento de muita alegria para a Defensoria Pública pois a essência da nossa Instituição é a humanidade e educação em direitos, tanto que embora a cada ano estejamos alcançando mais atendimentos, em nossas ações contabilizamos pessoas, gente, os números são somente uma consequência. Entendemos que é pela educação em direitos que se modificam muitas realidades e é isso que pretendemos com a realização do Projeto Defensoras Populares, que é muito gratificante para a Defensoria. Desde o início da Gestão procuramos estar ao lado dos que mais precisam e é isso que estamos fazendo ao empoderar vocês para que levem informações às suas comunidades. Precisamos de cada uma para nos fortalecer nessa luta por assegurar os direitos das pessoas”, afirmou.

Durante o lançamento aconteceu a apresentação artística do Grupo de Teatro Flagelo do Itararé que retratou a realidade feminina no enfrentamento às várias formas de violência. A embaixadora da campanha “Não é Não” , que visa o combate ao assédio à mulheres, jornalista Luana Sena falou sobre a proposta e convidou todas as presentes a aderirem à iniciativa. “Foi maravilhoso participar de um evento que marca a culminância de um projeto bonito e necessário, como a formação das Defensoras Populares. São essas mulheres que estão com a gente na luta pelos nossos direitos, e que vão me ajudar a disseminar a mensagem do “Não é Não”, esse coletivo nacional que luta pelo fim do assédio contra a mulher no carnaval de rua e que agora chega ao Piauí. Com a força delas e de todas vamos fazer um carnaval 2020 sem assédio e violência, porque nosso corpo não é um convite”, disse.

Dê sua opinião: