Câmara dos Deputados

Reitores articulam Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais

O deputado federal Merlong Solano é um dos parlamentares convidados a integrar a Frente

Deputado federal Merlong Solano com o reitor Evandro Alberto

Deputado federal Merlong Solano com o reitor Evandro Alberto Foto: Assessoria parlamentar

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Evandro Alberto, juntamente com vários reitores do País, articula a criação pelo Congresso Nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais. Uma das principais pautas da Frente é a luta por mais orçamento junto ao governo federal. 

Um dos parlamentares convidados a integrar a Frente foi o deputado federal Merlong Solano (PT). "Aceitei prontamente o convite. As universidades públicas se mobilizam para garantir a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Vejo que as universidades estaduais realizam trabalho importante junto com as federais. Sou professor efetivo da Universidade Federal do Piauí e também sou um apoiador da Uespi, porque reconheço o papel fundamental que a educação tem na redução das desigualdades sociais", destaca Merlong.

Emendas

O deputado Merlong Solano garantiu a destinação de R$ 500 mil em emenda parlamentar para a Uespi. Os recursos serão utilizados para a compra de equipamentos, especialmente da área de informática. "Também discutimos parcerias para beneficiar o curso de agronomia, através da aquisição de patrulhas mecanizadas; criação de um Laboratório de Análise de Software; instalação de um Núcleo de Prática Jurídica; e uma série de outros projetos, como um voltado para a detecção precoce de câncer, por meio de uma unidade móvel", detalha o parlamentar.

“Estamos, semanalmente, tendo encontros da Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí no sentido de criarmos uma agenda de prioridades, de investimentos, de alocação de recursos e também de conversas com nossos políticos para apresentarmos nossos projetos, nossas pesquisas e assim conseguirmos ainda mais apoio. E todos estamos felizes pelos resultados desses encontros, porque estamos conseguindo verbas que irão trazer melhorias em todos os pilares da universidade – ensino, pesquisa e extensão. O esforço está sendo coletivo para minimizarmos todos os desafios desse ano ainda em função da pandemia”, afirma o reitor, professor Evandro.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Dê sua opinião: