Municípios

Presidente da Câmara de São Braz do Piauí assume prefeitura após vice perder o prazo

O prefeito do município, Nilton Cardoso morreu de Covid-19 e o vice Gilsinho não quis assumir

Presidente da Câmara de São Braz do Piauí assume prefeitura após vice perder prazo

Presidente da Câmara de São Braz do Piauí assume prefeitura após vice perder prazo Foto: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de São Braz do Piauí, José Nilson Ribeiro (Progressistas), tomou posse nesta terça-feira (17) depois que o prefeito Nilton Pereira Cardoso (MDB) morreu vítima de Covid-19 e o vice,  Gilson Braga dos Reis (MDB), o Gilsinho, que deveria assumir o posto, não apareceu na sua cerimônia de posse, que deveria ter sido realizada na última terça-feira (10).

A juíza eleitoral responsável pelo caso havia dado o prazo de 10 dias para que o vice assumisse o comando do município. O prazo se encerrou no domingo (15), mas o então vice-prefeito de São Braz do Piauí, Gilsinho, não compareceu à Câmara de vereadores para tomar posse.

Na solenidade realizada na terça-feira (10), onde Gilsinho deveria assumir a prefeitura oficialmente, o vice prefeito não compareceu. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de São Braz do Piauí, o vereador José Nilson Ribeiro, explicou que pessoas foram à residência do vice-prefeito, mas Gilsinho se recusou a participar da sessão de posse, alegando problemas pessoais.

Já na segunda cerimônia de posse celebrada na Câmara Municipal em menos de uma semana, o presidente da Câmara, Nilson Ribeiro assumiu o posto. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, que continuará no cargo de vice.

Com o falecimento do prefeito do município, Nilton Cardoso, que disputava a reeleição, a filha do candidato, Deberah Cardoso substituiu o pai na disputa, onde saiu vendedora na disputa. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral, a chapa do MDB em São Braz do Piauí conseguiu 1.938 votos, o que representa 57,76% dos votos válidos do município. O segundo colocado na disputa foi o nome lançado pelo partido Progressistas, Lapinha, que somou 1.290 votos.

Dê sua opinião: