Câmara dos Deputados

Merlong Solano denuncia as péssimas condições de trabalho dos servidores do INSS

"No órgão não tem sequer cadeiras para as pessoas se sentarem... não tem segurança"

Merlong Solano na assembleia geral do Sintsprev

Merlong Solano na assembleia geral do Sintsprev Foto: Assessoria parlamentar

Em greve há mais de 20 dias, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí realizaram na segunda-feira (11) uma assembleia geral para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Presente ao encontro, o deputado federal Merlong Solano (PT) denunciou as péssimas condições de trabalho e a falta de servidores atuando no órgão e se propôs a intermediar o diálogo da categoria com o governo federal.

“Participei da assembleia para manifestar o meu apoio à causa dos previdenciários e me colocar à disposição para intermediar a comunicação com o governo federal e aproveitei para visitar a sede do INSS, no Centro de Teresina. O que vi foi uma situação de precariedade. O órgão não tem sequer cadeiras para as pessoas se sentarem, não tem segurança e nem o mínimo de conforto para os servidores trabalharem”, ressaltou o parlamentar.

O deputado também destacou que a falta de recursos humanos e tecnológicos atrapalha a capacidade de dar respostas mais rápidas à sociedade.  Atualmente cerca de 3 milhões de pessoas aguardam a tramitação de processos junto ao INSS. “Entrei em salas vazias, salas que já chegaram a ter 20 pessoas trabalhando e hoje só com 3 servidores. O quadro de pessoal está defasado, pois os previdenciários vão se aposentando e não é feita reposição. Falta investimento em infraestrutura e em recursos tecnológicos que ajudem a dar celeridade às solicitações. É uma situação extremamente grave, que afeta quem mais precisa: idosos, pessoas doentes e acidentados. O governo federal precisa urgentemente sentar à mesa e negociar com a categoria”, criticou Merlong.  

Greve
Os servidores do INSS no Piauí aderiram à greve nacional de trabalhadores do órgão no dia 23 de março. A categoria reivindica reajuste salarial de 19,99%, realização de concurso público e melhores condições de trabalho. No Piauí, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sintsprevs), há um déficit de pelo menos mil trabalhadores.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: