Câmara dos Deputados

Merlong rebate Silvio Mendes: “diferença de 100 mil votos é tentativa de manipulação"

“É apenas a projeção de um desejo ou uma tentativa de manipular a opinião pública", avaliou o deputado

Deputado federal Merlongo Solano (PT-PI)

Deputado federal Merlongo Solano (PT-PI) Foto: Divulgação/Assessoria

O ex-prefeito de Teresina e pré-candidato a governador do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil), e sua base aliada, dentre eles o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, têm dito que vão ganhar a eleição para o Governo do Estado por maioria de 100 mil votos na capital. O deputado federal Merlong Solano (PT) rebateu a informação, ressaltando que nos últimos anos nenhum candidato alcançou essa maioria na votação. Para Merlong, a oposição está enganando o povo ao afirmar que vai conseguir 100 mil votos de diferença em Teresina. Segundo ele, “é apenas a projeção de um desejo ou uma tentativa de manipular a opinião pública, principalmente do interior do estado”.

O parlamentar destacou que a oposição está cometendo um grande equívoco ao acreditar que resultados de eleições passadas podem se reproduzir ao longo do tempo, pontuando que Silvio Mendes ganhou a eleição para prefeito de Teresina em 2008 por uma maioria de mais de 100 mil votos, mas isso ficou no passado. “Na época o PSDB estava no auge da sua popularidade em Teresina. A dupla Silvio Mendes e Firmino governando a capital há muitos anos e a população entendendo que o melhor era ter o PSDB na prefeitura e o PT no governo. Um quadro que ficou no passado. De lá pra cá, nenhum candidato, nem a prefeito e nem a governador, ganhou uma eleição com essa ampla maioria”, disse Merlong.

O deputado apresentou as estatísticas das últimas eleições em Teresina, frisando que o candidato que ocupou posição de destaque foi o ex-governador Wellington Dias, com 60 mil votos de maioria sobre Zé Filho em 2014. “Em 2010, Silvio Mendes teve uma diferença de 35 mil votos na eleição de governador. Em 2012, Firmino levou a prefeitura com maioria de somente 12 mil votos e em 2016, se reelegeu com 48 mil votos de diferença. Em 2018, Wellington teve maioria de 22 mil votos. Por último, Dr. Pessoa venceu a eleição contra o candidato apoiado pelo grupo de Silvio Mendes por 32 mil votos a mais”, reforçou o petista.

Merlong afirmou que a população de Teresina tem sinalizado bastante equilíbrio na escolha dos seus candidatos e que a próxima eleição deve eleger Rafael Fonteles por uma maioria de cerca de 40 mil votos. “O Brasil entende o grave erro que cometeu quando elegeu Bolsonaro presidente e vê no ex-presidente Lula um caminho para encontrar o equilíbrio, a solução para os graves problemas da nossa sociedade. Em Teresina, há muitos anos os candidatos do PT ganham a eleição para governo do Estado. Temos um histórico de humildade e de muito diálogo. E as pesquisam mostram que a aliança Lula, Rafael Fonteles e Wellington Dias está sendo muito bem avaliada pela população”, finalizou o parlamentar.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: