Câmara dos Deputados

Margarete Coelho defende que Congresso se manifeste sobre adiamento das eleições

"O Congresso tem que se preparar para essa decisão. Vários prazos no processo eleitoral estão sendo contados", lembra

Deputada federal Margarete Coelho (PP-PI)

Deputada federal Margarete Coelho (PP-PI) Foto: Reprodução

A exemplo de outros parlamentares que já se manifestaram sobre a possibilidade de adiamento das eleições municipais deste ano, como o senador Marcelo Castro (MDB) e o deputado estadual Wilson Brandão (PP), a deputado federal Margarete Coelho (Progressistas) defende que o Congresso Nacional se posicione em relação ao assunto. Se não forem adiadas por causa da pandemia da Covid-19, as  eleições municipais de 4 de outubro vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

“O Congresso tem que se preparar para essa decisão. Vários prazos no processo eleitoral são contados para trás, tendo por parâmetro o dia das eleições. Essa indefinição já está começando a gerar insegurança nos partidos e pré-candidatos, principalmente nos que precisam se desincompatibilizar. Os partidos precisam desses prazos para dar garantia a eles sobre a escolha dos nomes que concorrerão e a que cargos”, lembrou a deputada.

Margarete Coelho admite que o adiamento das eleições municipais deste ano, que está sendo avaliado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, vai trazer enorme repercussão no calendário eleitoral.

“Virá toda uma complexidade se houver adiamento. Serão mantidos ou serão reabertos os prazos de inelegibilidade? nesse ponto o debate será intenso. E como fica o prazo das filiações? vários prazos no processo eleitoral são contados para trás tendo por parâmetro o dia das eleições. E a mudança de domicílio e alistamento, da propaganda eleitoral e convenções? Tudo poderá ser alterado", ressalta.

Fonte: Paulo Pincel

Dê sua opinião: