Câmara dos Deputados

João Vicente Claudino afirma que PSDB ajudou na projeção política de Wellington Dias

O ex-senador respondeu as declarações de Firmino Filho e falou sobre a decisão de apoiar Fábio Abreu

João Vicente Claudino apoia Fábio Abreu

João Vicente Claudino apoia Fábio Abreu

O ex-senador João Vicente Claudino, presidente estadual do PTB, reagiu às declarações do prefeito Firmino Filho (PSDB) sobre sua escolha em apoiar o deputado federal Fábio Abreu (PL) na disputa pela Prefeitura de Teresina. O ex-senador afirma que o PSDB foi que ajudou na projeção política do governador Wellington Dias (PT), quando os tucanos se coligaram com o PT nas eleições de 1998.

Segunda-feira passada, dia 31 de agosto, o prefeito Firmino Filho declarou à imprensa estar surpreso com o apoio do PTB à pré-candidatura de Fábio Abreu. Firmino Filho chegou a dizer que João Vicente Claudino já revelava o lado que vai estar nas eleições em 2022.

João Vicente Claudino afirmou que não há nenhuma ligação do apoio do PTB a Fábio Abreu com as eleições gerais de 2022. O presidente do partido petebista afirma que sempre teve uma posição clara e afirmou que Firmino Filho está mais preocupado com as eleições em 2022 do que com a deste ano.

“Ele (Firmino Filho) é mais preocupado com 2022 do que com 2020. Sempre tivemos uma posição clara. Em Teresina, em 2004 e 2008, estivemos com PSDB e em 2006 fizemos uma coligação com Wellington Dias. Em 2010 fui candidato a governador e nunca vinculamos uma coisa a outra. Nunca tratamos do que ia acontecer em 2020. Será o mesmo que vai acontecer em 2022. Até porque o histórico do prefeito não leva a união de estratégia de uma eleição para outra", falou João Vicente Claudino.

O ex-senador fez questão de lembrar que o PTB não compõe a estrutura da Prefeitura e o partido não esteve com Firmino em 2016. E afirmou que por a legenda petebista não caminhar com o PSDB nestas eleições municipais, “o prefeito não gastar uma folha de papel para exonerar ninguém.” João Vicente afirma que não existe nenhum cargo do PTB na prefeitura.

A decisão de apoiar a pré-candidatura de Fábio Abreu foi tomada após muitas conversas entre as lideranças do PTB. E a sigla vai seguir unida nesta eleição. "Discutimos abertamente para efetivar essa decisão. Não foi unicamente minha ou da comissão provisória. Foi compartilhada por todas as lideranças do PTB. Participaram, foram ouvidos e valorizados. No momento que convergimos para a coligação, foram acertadas todas as arestas. Isso para que pudéssemos caminhar de forma firme. Vamos fazer uma campanha por Teresina e fazer uma cidade melhor", afirmou João Vicente Claudino.

O PTB abriu mão da indicação do nome para ser o vice de Fábio Abreu. Este nome deve ser anunciado até o dia 16, data da convenção.

Dê sua opinião: