Câmara dos Deputados

Merlong Solano assume mandato na Câmara dos Deputados

O agora ex-secretário estadual de Administração, foi exonerado do cargo na última teça-feira (7) e já irá assumir a vaga de deputado federal aberta na Câmara após o falecimento do deputado Assis Carvalho.

Deputado federal Merlomg Solano (PT-PI com a secretária de Administração, Ariane

Deputado federal Merlomg Solano (PT-PI com a secretária de Administração, Ariane Foto: Assessoria parlamentar

O ex-secretário de Estado da Administração e Previdência, Merlong Solano (PT), tomou posse na manhã desta quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados, substituindo ao amigo e correligionário de Partido dos Trabalhadores, o deputado federal Assis Carvalho, que faleceu no domingo (5), depois de um infarto em Oeiras.


Com quase 72 mil votos, Merlong ocupava a primeira suplência da coligação proporcional encabeçada pelo PT.  Merlong deixou o cargo ontem (terça-feira), sendo substituído pela superintendente de Gestão Interna da Secretaria de Estado de Governo, Ariane Sídia.

Em reunião ocorrida na terça-feira, Merlong conversou com o governador Wellington Dias e ficou decidido que ele assumiria o lugar de Assis Carvalho na Câmara dos deputados. Conforme explicou o governador, Merlong Solano recebeu recomendações da bancada nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) para que assumisse o mandato na Câmara, decisão contrária iria reduzir a representatividade do PT no Congresso Nacional. O primeiro suplente agora é Paes Landim (PTB).

“Estamos todos muito impactados pela perda do Assis, um amigo e grande líder. Quanto ao Merlong, estou satisfeito com o trabalho que ele vem executando à frente da Secretaria de Administração, mas ele recebeu da bancada nacional do PT ponderações sobre a importância dele próprio assumir a vaga, pra não haver redução da bancada do partido na Câmara. Temos certeza de que o Merlong fará um mandato responsável e comprometido com as causas sociais”, afirmou Wellington Dias.

A nova secretária

Ariane Sídia Benigno, que já havia substituído Merlong em outras ocasiões. “Ariane é uma pessoa extremamente competente, que dará continuidade às ações que estamos desenvolvendo. Tenho convicção de que ela é a pessoa mais indicada para lidar com os desafios que vêm pela frente. O principal, nesse momento, é a retomada das atividades presenciais nos órgãos públicos, que está sendo pensada com bastante cautela, e que deve acontecer de forma gradual”, adiantou Merlong.

Na Câmara Federal, Merlong Solano prometeu retomar os projetos propostos pelo deputado Assis Carvalho. “O deputado Assis era um parlamentar muito atuante, que deixou projetos valiosos. Um deles é o PL 924, que propõe a criação do imposto sobre grandes fortunas, uma pauta que sempre defendi como militante do PT, e que pode contribuir significativamente para o enfrentamento da recessão econômica”, destacou.

Outros dois projetos citados por Merlong são o PL 923, que dispõe sobre a criação do Fundo Emergencial de Enfrentamento à Covid-19 enquanto durar a situação de calamidade pública, e o PL 2380, que amplia as instituições capazes de pagar o auxílio emergencial durante o período de enfrentamento da emergência de saúde decorrente do novo coronavírus.

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: