Câmara dos Deputados

Polícia Federal investiga denúncia de fake news contra campanha de Fábio Abreu

Esquema dispara notícias falsas contra o candidato do PL a prefeito de Teresina

Coletiva com o candidato Fábio Abreu na sede do PL em Teresina

Coletiva com o candidato Fábio Abreu na sede do PL em Teresina Foto: Divulgação/Assessoria

O candidato a prefeito de Teresina pelo PL, deputado federal Fábio Abreu, cansou de ver o nome dele envolvido em notícias falsas, as "fake news" e acionou a Polícia Federal para investigar um suposto esquema de disparos de fake news contra sua candidatura. A denúncia foi feita na manhã desta segunda-feira (26), durante entrevista coletiva na sede do Partido Liberal.

Clique na foto abaixo e veja o vídeo da coletiva postado no Instagram!

Fábio Abreu disse que os responsáveis por essas noticias falsas já passaram do limite. E denunciou que há um grupo articulado para fazer essas postagens, que seriam comissionados da Prefeitura de Teresina. Abreu afirmou ainda que há funcionário de uma empresa de Call Center que faz parte desse grupo criminoso. Abreu não revelou os nomes.

"Estou sendo perseguido e injustiçado. Pessoas comissionadas e empresas de call center estão espalhando fake news a meu respeito. Por que uma pessoa de origem humilde, de cor negra, tem incomodado tanto? Sempre fomos contra esse sistema de desinformação, é um grupo articulado pelo esquema da Prefeitura. Já pedi investigação e passamos para a Polícia Federal todos os dados", adiantou.

“São sempre as mesmas pessoas, funcionários comissionados do município. Tem um que além de estar muito próximo dos gestores principais, trabalha numa empresa de call center. Eu quero  não acreditar que essa empresa de call center esteja sendo utilizada para disparar fake news para a população. É um desserviço o que estão fazendo com a população de Teresina. Querendo desinformar. Querendo de forma leviana me incriminar. Eu tenho origem, eu tenho nome. Meu pai sempre disse: depois que o homem perde o seu nome, ele deixa de ser gente”, desabafou Fábio Abreu.

A última inverdade publicada contra Fábio Abreu saiu nesta segunda-feira nas redes sociais afirmando que ele havia adquirido uma égua em leilão. O animal havia custado 180 mil reais. Fábio Abreu desmentiu a fake news.

Fábio Abreu informou que já fez a denúncia na Justiça sobre o boato de que ele iria desistir da candidatura e vai denunciar também a fake news sobre a compra do animal. A Polícia Federal vai investigar o caso.

"A respeito de compra de animais como cavalo. Não tenho esse recurso de R$ 200 mil para comprar um cavalo. E segundo estou focado na campanha. Não tenho tempo de acompanhar leilões. Peço que a imprensa desminta essa fake news. Estou disponível para deixar meu celular à disposição já que é uma transação via celular. Se tem alguma ligação minha com quem quer que seja de leilão. Tenho tudo declarado no imposto de renda e declarei para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No caso do animal, qualquer pessoa sabe que eles são registrados e se sabe de onde sai. É só ligar para o leiloeiro e saber para onde foi. Várias pessoas sabem que gosto de vaquejada, mas associar meu nome à compra do animal foi o crime. O vendedor falou o nome do rancho que fez a compra. Não é meu nome. Se aproveitam do erro de uma pessoa para cometer crime de fake news. Me considero perseguido e injustiçado", lamentou.

O deputado federal do PL fez questão de esclarecer que o governador Wellington Dias nunca lhe pediu para desistir da candidatura. “(Wellington Dias) Nunca pediu e se tivesse pedido eu diria não na cara dele”, afirmou Fábio Abreu, que disse estar sendo perseguido e injustiçado por ser de origem humilde e negro. Para o candidato, sua campanha incomoda algumas pessoas.

Fonte: Redação

Dê sua opinião: