Câmara dos Deputados

Deputado quer explicações sobre divulgação de dados do Censo Escolar e Enem

Merlong Solano afirma que o Ministério da Educação "sumiu" com o Censo sobre professores e alunos

Deputado federal Merlong Solano

Deputado federal Merlong Solano

O deputado federal Merlong Solano (PT) usou a tribuna da Câmara Federal nessa terça-feira (22) para denunciar a omissão de dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e do Censo Escolar da Educação Básica de 2021. Merlong destacou que o Ministério da Educação (MEC) “sumiu” com boa parte das informações do Censo sobre alunos e professores. O parlamentar assinou requerimento de informações ao MEC sobre a ocultação de dados e cobrou mais transparência nos indicadores da educação no país.

“Apresentamos requerimento de informação questionando as razões para vetar a divulgação dos microdados, que até então eram públicos; saber se órgãos como Ministério Público e Controladoria Geral da União foram consultados sobre a necessidade de mudanças nas formas usuais de divulgação; e como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – instituição responsável pela divulgação dos dados – vai assegurar que pesquisadores, sociedade civil e governos tenham informações sobre o impacto da pandemia na educação brasileira”, garantiu o parlamentar.

Para Merlong, o MEC está ocultando informações que são essenciais para as análises das distorções que existem dentro do sistema educacional, especialmente no que diz respeito à faixa etária, renda, raça, sexo, etc. “São muitos os aspectos que precisam ser analisados para sabermos o que está acontecendo na área da educação e nós estamos fiscalizando e vamos cobrar maior transparência possível desse governo das fake news e da censura. Não bastasse o apagão nos dados do Ministério da Saúde e o sigilo nos gastos com os cartões corporativos, agora temos apagão nos dados da educação", reclamou o petista.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Dê sua opinião: