Câmara dos Deputados

Deputado defende repasse de recursos da União para a compra de vacinas pelos estados

Declaração foi dada durante sessão virtual da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (24)

Deputado federal Merlong Solano (PT)

Deputado federal Merlong Solano (PT) Foto: Assessoria Parlamentar

O deputado federal Merlong Solano (PT) defendeu que o Governo Federal repasse os recursos já assegurados para a compra de vacinas aos Estados, a fim de que possam adquirir os imunizantes. 

“Se o Governo Federal não quer assumir a responsabilidade pela compra de mais vacinas, que libere o recurso para que os estados possam fazê-lo. Com certeza, os governadores não terão medo de assinar contratos com outros laboratórios”, disse em discurso proferido durante sessão virtual da Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (24).

O Congresso aprovou créditos extraordinários que somam R$ 24,5 bilhões em favor do Ministério da Saúde, para a compra de vacinas e para a imunização da população brasileira contra a Covid-19. Até o dia 10 de fevereiro, apenas R$ 2,2 bilhões foram efetivamente gastos, segundo dados de execução orçamentária da Câmara dos Deputados e do Ministério da Saúde.

“Estamos completando um ano de pandemia, com 250 mil pessoas mortas no Brasil pela Covid-19. De cada cem vítimas fatais no mundo, dez são brasileiras. O presidente Bolsonaro bateu todos os recordes de irresponsabilidade, com a ‘gripezinha’, a promoção de aglomerações, a não utilização da máscara, a negação da vacina. E o nosso Programa Nacional de Imunização, que é referência para o mundo e tem capacidade de imunizar mais de um milhão de pessoas por dia, realiza uma campanha de vacinação a conta-gotas”, frisou Merlong.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Dê sua opinião: