Câmara dos Deputados

Rejane figura como uma das 5 parlamentares mais atuantes do Congresso

O site "Elas no Congresso" registrou que a deputada colocou proposições que impactaram nos direitos da mulheres

Deputada Rejane Dias figura como uma das 5 parlamentares mais atuantes do Congresso

Deputada Rejane Dias figura como uma das 5 parlamentares mais atuantes do Congresso

Em ranking recém divulgado pelo site Elas no Congresso, plataforma de monitoramento legislativo, apontou a deputada federal Rejane Dias como um dos 5 parlamentares mais atuantes na Câmara dos Deputados. O site elencou todos os 650 parlamentares do Congresso Nacional, onde apresentaram ou não  proposições que impactaram os direitos das mulheres sobre vários temas: violência contra a mulher, Lei Maria da Penha e direitos reprodutivos e sexuais, por exemplo. 

Entre os 650 parlamentares autores ou coautores de algum projeto no Congresso em 2019, menos da metade (230) propôs projetos sobre direitos das mulheres no último ano, revelou o ranking. 

De acordo com as avaliações de favoráveis ou desfavoráveis dos projetos dos quais são autores, os congressistas também receberam notas referentes à sua atuação parlamentar na temática de gênero. As notas são feitas com base na avaliação dos projetos.

Entre os 513 deputados federais, a deputada Rejane Dias aparece entre os 5 parlamentares com maior desempenho na plataforma, que avalia as proposições que fortalecem os direitos das mulheres sobre vários temas: como violência contra a mulher e o aprimoramento de políticas públicas para as mulheres. O ranking foi divulgado nesta terça-feira, 16. 

A plataforma também analisa o comportamento de cada parlamentar nas votações que interferem diretamente nas questões que envolvem o direito feminino. Na nota geral, a parlamentar obteve desempenho 79, numa avaliação positiva de 0 a 100.  

A plataforma identificou 331 iniciativas em 2019, e 15 organizações ativistas que atuam pelos direitos das mulheres avaliaram cada projeto como sendo favoráveis ou desfavoráveis. O único partido que não propôs nada sobre direito feminino em 2019 foi o partido Novo, que tem uma bancada de oito parlamentares. 

Elas no Congresso é uma iniciativa da Revista AzMina selecionada pelo Google News Initiative, na América Latina, como um programa de incentivo ao jornalismo digital, com viés ao fortalecimento de políticas para as mulheres. 

Dê sua opinião: