Câmara dos Deputados

Defensor público-geral e deputada discutem enfrentamento da violência contra criança

Defensoria fará capacitação de conselheiros tutelares e deputada destinará emenda para fortalecer Conselhos

Parceria foi firmada nesta segunda-feira na Defensoria Pública

Parceria foi firmada nesta segunda-feira na Defensoria Pública

O defensor público geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, recebeu nesta segunda-feira (05), em seu gabinete na Sede Provisória da Defensoria Pública, a deputada federal Rejane Dias (PT), oportunidade em que trataram sobre projeto de capacitação para conselheiros tutelares objetivando o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e o diretor administrativo da Defensoria, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, também estiveram presentes à reunião.

Durante a visita o defensor público geral apresentou à deputada o projeto sobre a reforma do Núcleo Central da Defensoria Pública, que se encontra em andamento e que proporcionará um ambiente mais acessível e propício para o atendimento aos assistidos pela Instituição.

Em relação a proposta da deputada , a ideia é que a Defensoria Pública realize a capacitação de conselheiras e conselheiros tutelares . Rejane Dias também destinará uma emenda no valor de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) para equipar Conselhos Tutelares com o um kit que envolve transporte, computadores, mesas e cadeiras. A deputada considera que a parceria com a Defensoria Pública é de significativa relevância para o sucesso do projeto. “Estou muito feliz em estar aqui e pela receptividade para com o nosso projeto. Minha preocupação é que,por conta da pandemia, a situação de violência e abuso sexual contra nossas crianças e adolescentes que já era grave aumentou muito, tenho acompanhado isso em meu trabalho junto a Câmara Federal. A importância da Defensoria é fundamental para capacitar quem atua na ponta, diretamente na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes, que são os conselheiros tutelares. É preciso que estejamos juntos no enfrentamento a esse tipo de violência”, afirmou Rejane Dias.

A subdefensora pública geral, Cara Yáscar Belchior também destacou a necessidade desse enfrentamento. “Vemos como por demais relevante a proposta da Deputada Rejane Dias, pois é importantíssimo que trabalhemos pela preservação da integridade de crianças e adolescentes, que é duramente atacada quando são vítimas de violências e abusos. Este projeto vem ao encontro da nossa missão institucional de lutar pela promoção e defesa dos direitos humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.

O defensor público geral por sua vez afirmou que para a Defensoria Pública é sempre salutar integrar iniciativas voltadas para a proteção e preservação da dignidade humana. “Será uma grande oportunidade para a Defensoria desenvolver um trabalho mais próximo aos conselheiros e conselheiras tutelares, para que possam obter ainda mais conhecimentos e dessa forma realizarem um trabalho cada vez melhor. Reconhecemos a dedicação, dinamismo e compromisso dos conselheiros e conselheiras tutelares e acreditamos que iremos colaborar para dotá-los de informações relevantes, que serão de grande valia para a realização do seu trabalho. Agradecemos a iniciativa da deputada Rejane Dias em oportunizar à Defensoria Pública a participação nesse importante projeto”, afirmou Erisvaldo Marques dos Reis.

Fonte: Redação

Dê sua opinião: