PODER

Wellington afirma que Piauí cresceu no padrão da China em 2019

"O Piauí cresceu em padrão China. São raros os países do mundo que alcançam esse padrão de crescimento do Piauí"

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) no Plenário da Assembleia Legislativa

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) no Plenário da Assembleia Legislativa Foto: Thiago Amaral/Alepi

Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (3), no Plenário da Assembleia Legislativa, o governador Wellington Dias afirmou que o Piauí cresceu nos últimos anos e, principalmente, em 2019, em todos os aspectos. Wellington Dias citou os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o crescimento de 7,7% em seu Produto Interno Bruto do Piauí. "Nosso objetivo primeiro é a redução da pobreza. O IBGE divulgou que saímos da lista dos mais pobres. Esse dado reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da nossa gente", ressaltou.

Wellington Dias lembrou que o "dever de casa que o Piauí fez, em 2019, permitiu um ano com crescimento econômico. "Tivemos saldo positivo de emprego. Tivemos mais empreendedores, enfim, um volume de investimentos que foi o segundo melhor do Brasil. O Piauí cresceu em padrão China. São raros os países do mundo que alcançam esse padrão de crescimento do Piauí. O Ceará é o primeiro e o Piauí é o segundo. Destaco que, em 2020, teremos um ano ainda melhor. Passamos a ter um equilíbrio nas contas, que permite maior capacidade de investimentos. Isso permite investimentos bem trabalhados pela bancada federal, com estados, municípios, e diretamente com o Governo Federal. Ainda temos recursos de outas fontes como o precatório do Fundef que permite um volume significativo de investimentos em uma área como a educação".


Caso realizasse um exercício didático de comparação, continuou o governador, somente os países que mais crescem no mundo chegaram à casa dos 6% ou 7%. O Piauí, segundo  Wellington Dias, saiu da lista dos estados mais pobres da federação e é o estado com mais capacidade de investimentos, ficando atrás apenas do estado do Ceará".

Wellington Dias citou os esforços do Legislativo na aprovação da Lei de Terras, que garantiu segurança jurídica e o fomento à produção de pequenos e grandes produtores rurais.

Wellington Dias mencionou também o avanço nas parcerias público-privada (PPP) e sua contribuição para o desenvolvimento do setor produtivo; das energias renováveis, que segundo ele, tiveram grande avanço para o setor econômico e que mudou a realidade do Piauí.

“Hoje o Piauí possui uma das mais modernas gestões de planejamento e orçamento, além de uma gestão fiscal voltada para o equilíbrio das contas públicas”, disse. Wellington Dias disse ainda que em 2019, o Consórcio Nordeste contribuiu para fortalecer as PPPs.

O governador falou sobre a saúde, segurança e educação. De acordo com ele, o Piauí conseguiu resultados positivos em 2019, com cobertura de 99,8% na área da saúde, obtendo o primeiro lugar em termos de atenção básica e ainda um dos mais baixos registros de violência do País.

Dias lembrou o pré-Enem da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde os estudantes, de modo geral, alcançaram grande índice de aprovação. Destacou ainda os investimentos na Cultura e das obras realizadas nos diversos municípios do estado, como a construção de estradas. No final da sua fala, o governador disse que vai continuar comprometido com o desenvolvimento do estado.

"Todos os anos faço questão de trazer a mensagem para essa Casa. Com o passar dos anos nos damos conta de que as experiências passadas moldam nossas ações. As práticas do presente seguem conectadas ao tempo. Em período de indefinição sinto feliz ao olhar para trás e apresentar um Piauí de respeito às pessoas, com gestão integrativa e crescimento sustentável. O ano de 2019 foi um dos mais difíceis. Isso para o planejamento e um conjunto de mudanças que nos implantaram.  Não seria possível continuar se não tivéssemos esse ambiente de integração em todas as áreas e poderes", destacou.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: