Alepi

Themístocles Filho destaca importância das emendas de bancada para o Estado

Presidente da Alepi defende que deputados destinem mais recursos via emenda de bancada

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themístocles Filho (MDB)

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themístocles Filho (MDB) Foto: Thiago Amaral/Alepi

O deputado estadual Themístocles Filho (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), destacou na sessão plenária desta segunda-feira (31), o trabalho dos deputados com a apresentação de emenda de bancada que proporcionou a aquisição de novas motocicletas para a utilização da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). O deputado aproveitou o momento para defender que os deputados aumentem a destinação de emendas na forma bancada que no atual orçamento foram três e um delas destinada á Segurança. “No ano passado, todos os deputados, sem exceção, aprovaram essa emenda de bancada. Já estão na Polícia Militar mais de 340 motos. Vai ficar bom para a Segurança Pública e também para os deputados estaduais pela contribuição com a área da Segurança”, afirmou o Themístocles Filho.

O deputado Coronel Carlos Augusto (MDB) também comentou a importância da aquisição das motocicletas. O parlamentar afirmou que esteve reunido recentemente com o coronel Scheiwann Scheleiden, comandante-geral da PM-PI, e afirmou que os parlamentares serão convidados em breve para o evento oficial de entrega dos veículos à corporação. Segundo o presidente os veículos devem estar nas ruas dentro de no máximo oito dias, tempo que segundo ele é necessário para a regularização das motos e emplacamento. 


O Orçamento do Estado para 2022, aprovado pelo Plenário em dezembro de 2021, apresentou também uma novidade que foi a inclusão de emendas de bancada destinando recursos para as áreas de saúde, segurança e social, seguindo o modelo já adotado no Congresso Nacional. "Todos os deputados, sem nenhuma exceção assinaram e aprovaram a emenda, é um trabalho conjunto e é algo que já acontece na Câmara dos Deputados que no próximo orçamento pode ser ampliada", explicou o deputado.  Uma das emendas de bancada destinou recursos ao Hospital São Marcos, que atende mais de 80% dos pacientes de câncer do Piauí, enquanto outra emenda de bancada para a compra das motocicletas no valor de R$ 25 mil cada uma para melhorar o patrulhamento policial e a segurança dos piauienses.


 ANIMAIS - Ainda durante a sessão, o presidente da Casa sugeriu que a Alepi adote o mesmo procedimento para o direcionamento de recursos para ações relacionadas à esterilização de cães e gatos como forma de controle populacional e medida de controle das zoonoses no Estado.  O assunto ganhou destaque na sessão em razão de um Indicativo de Projeto de Lei, apresentado pelo deputado Severo Eulálio (MDB), que trata de medidas relacionadas ao controle populacional desses animais no Estado.

Além da sugestão para que se organize uma emenda coletiva referente à questão, o presidente da Casa disse que a situação dos animais merece atenção. “De acordo com uma pesquisa nacional, cerca de 76% dos lares brasileiros possuem animais de estimação. Muitos brasileiros gostam de animais. Uma emenda de bancada pode ajudar para que essa questão da castração aconteça na capital e para que possamos ter um centro de zoonoses bonito e eficiente. Eu, por exemplo, coloquei uma emenda para a cidade de Esperantina com essa finalidade”, finalizou.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: