Alepi

Sindicato comemora aprovação da revisão dos Plano de Cargos dos servidores da Alepi

Mudanças vão incidir também sobre proventos dos aposentados e pensionistas da Assembleia Legislativa

O presidente da Asalpi-Sindicato, Francisco José de Almeida Cruz, o

O presidente da Asalpi-Sindicato, Francisco José de Almeida Cruz, o "Bilé" Foto: Thiago Amaral/Alepi

O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa - Asalpi-Sindicato comemorou a aprovação do Projeto de Lei n⁰ 266/21, que dispõe sobre a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores da Alepi, resultando em aumento sobre o salário base e acréscimo de três níveis no plano. A matéria foi apreciada pelos deputados, na segunda-feira (20), em 1ª e 2ª votação, e segue para sanção do Executivo.

A revisão contempla cerca de 800 servidores ativos, ocupantes dos cargos de assistente legislativo, assessor técnico legislativo, consultor legislativo e fisioterapeuta. A alteração também incidirá sobre os proventos dos aposentados e pensionistas da Assembleia.

A reposição salarial será dividida em dez parcelas, de fevereiro a novembro de 2022. "A revisão chegará mais ou menos ao mesmo percentual de reajuste dos demais Poderes, mas esse percentual foi maior para os cargos que recebem menos, pra justamente corrigir algumas distorções. Por exemplo, o salário base de um Assistente Legislativo hoje é de 961 reais, abaixo do salário mínimo. Com essa revisão, o vencimento passará para 1.210 reais", explica o secretário do Sindicato, Lourival Santos.

O presidente da Asalpi-Sindicato, Francisco José de Almeida Cruz, o "Bilé" considera a aprovação uma vitória para a categoria. "Estávamos em negociação com a Mesa Diretora desde setembro deste ano e felizmente chegamos a um consenso sobre o que seria possível implementar. É uma conquista importante, considerando o momento difícil que estamos atravessando", afirma Bilé.

MAIS TRÊS NÍVEIS - A partir de 2022, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores da Assembleia Legislativa passará a ter 20 níveis, em vez dos 17 níveis atuais. A mudança visa compatibilizar a carreira à Reforma da Previdência, que ampliou o tempo de contribuição de 35 para 40 anos para a aposentadoria integral do servidor.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: