Alepi

Sessões solenes marcam centenário de Paulo Freire e entrega de cidadania a religioso

As sessões foram propostas pelos deputados estaduais Fábio Novo e Francisco Limma

Educador e filósofo Paulo Freire

Educador e filósofo Paulo Freire Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (9), às 10h, no Plenário, sessão solene para entrega de título de cidadania piauiense a Fabrício Barbosa da Fonseca, religioso que se dedica há cinco anos à Escola Marista, na região da Santa Maria da Codipi.

 A comenda foi proposta pelo deputado estadual Fábio Novo (PT), que está afastado da Alepi exercendo cargo de secretário de Estado da Cultura.

Deputado estadual Fábio Novo (PT)
Foto: Reprodução

Já no dia 10, quarta-feira, também no Plenário, acontece a sessão solene em homenagem ao centenário do educador e filósofo Paulo Freire, um dos defensores do ideário educacional que revolucionou a educação brasileira. A iniciativa é do deputado estadual Francisco Limma (PT).

“Paulo Freire foi o educador e filósofo brasileiro considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o patrono da educação brasileira”, lembrou Limma.

O deputado afirmou ainda que Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. O talento como escritor o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.

Deputado estadual Francisco Limma (PT)
Foto: Thiago Amaral/Alepi

EQUIPAMENTOS 
- O deputado Francisco Limma também disse que participou, na manhã desta segunda-feira (8), de solenidade do Governo do Estado para entrega de tratores e kits de irrigação, resultantes de emendas do ex-deputado Assis Carvalho [já falecido], que irão beneficiar vários municípios, entre eles Jaicós, Francisco Santos e Ribeiro Gonçalves. Segundo o parlamentar, durante a solenidade, também foi assinada a ordem de serviço para a construção de passagens molhadas no município de Floriano.

"Quero parabenizar a equipe da Secretaria da Agricultura Familiar que vem trabalhando para a modernização e fortalecimento da agricultura familiar e unidades de produção que têm um papel importantíssimo na produção de alimentos no Piauí", disse Limma.

Dentro do mesmo tema, a deputado Elisângela Moura (PCdoB) registrou a sua participação nas eleições de vários sindicatos de trabalhadores rurais que estão acontecendo agora, devido a pandemia da COVID-19. “Neste final de semana estivemos em Monsenhor Gil participando do pleito e quero parabenizar a nossa querida Amália que foi reconduzida ao cargo, e quero agradecer a participação de todos os agricultores e agricultoras por participar da eleição”, disse.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: