Alepi

Sessão solene na Assembleia Legislativa homenageia profissionais da enfermagem

A solenidade foi proposta pelo deputado Cel. Carlos Augusto (MDB) e subscrita pela deputada Teresa Britto (PV).

Deputado estadual Coronel Carlos Augusto (PL) na sessão solene

Deputado estadual Coronel Carlos Augusto (PL) na sessão solene Foto: Thiago Amaral/Alepi

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (11), sessão solene em homenagem aos profissionais da enfermagem e em alusão à Semana da Enfermagem. A solenidade foi proposta pelo deputado Cel. Carlos Augusto (MDB) e subscrita pela deputada Teresa Britto (PV). 

Nacionalmente, a Semana da Enfermagem é comemorada de 12 e 20 de maio em homenagem ao Dia do Enfermeiro e Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem respectivamente. 

“Esta é uma sessão em homenagem a todos os profissionais de enfermagem do Piauí, uma homenagem mais que justa a uma das categorias mais importantes ou a mais importante do setor público. Aqui nesta Casa eu tenho orgulho de ser reconhecido como o deputado da enfermagem. No nosso primeiro ano de mandato aprovamos a Semana da Enfermagem no Piauí e neste ano foi sancionado o projeto de nossa autoria que dispõe sobre a jornada de 30 horas dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem da rede pública estadual”, comemorou o deputado Cel. Carlos Augusto. 

Em 2021, o deputado Carlos Augusto já havia conquistado a sanção da Lei nº 7.532, conhecida como lei do descanso digno para profissionais da enfermagem, pois obriga as unidades de saúde a disponibilizarem ambiente adequado de repouso para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem durante o horário de trabalho.

Presente na sessão, o deputado Dr. Hélio Oliveira (MDB) também falou sobre a importância da categoria. “Os melhores resultados acontecem quando o profissional da enfermagem está à frente das direções. A enfermagem é uma categoria que está sempre em desenvolvimento, avançando e hoje é referência nas coordenações multidisciplinares e é mais que justo que a categoria seja valorizada em nosso Estado”. 

A Conselheira Federal Tatiana Guimarães falou sobre a conquista da carga horária de 30h. “A Lei a nível estadual nós só temos as 30h sancionadas aqui no Piauí e no Rio Grande do Norte, e isso é motivo de orgulho de toda a categoria. O deputado Coronel Carlos Augusto desengavetou essa Lei aqui nesta Casa e garantiu essa conquista, que não temos a nível de Brasil. Ainda estamos nessa luta na Câmara Federal para garantir as 30h e também a aprovação da PEC 11, que Institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira”, disse. 


A deputada Teresa Britto (PV) usou a tribuna para parabenizar a categoria por suas recentes conquistas. Na ocasião, a parlamentar relembrou que, durante a sua atuação como vereadora e como deputada, participou de audiências públicas e reuniões com entidades como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para tratar de melhorias para os profissionais da saúde.

A parlamentar reforçou aos presentes que continuará atuando para obter avanços para esses trabalhadores. “Nosso compromisso de alcançar melhores condições de trabalho e salários mais justos para os trabalhadores da enfermagem está aqui reafirmado”, disse.  

Ainda na ocasião, o presidente do COREN-PI Antônio Francisco Luz Neto agradeceu a atuação dos profissionais da Enfermagem do Estado. “Estou muito feliz em fazer parte desse momento tão importante para a categoria no Piauí e no Brasil”, afirmou. 

O presidente analisou que o setor da saúde brasileiro foi decisivo na crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. “Assistimos o protagonismo dos trabalhadores no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Ainda há condições de trabalho precárias que ilustram a situação que a enfermagem passou durante anos. Recebemos aplausos e fomos chamados de herṕis, mas não somos heróis. Nós somos profissionais e merecemos mais reconhecimento que é garantido com ações práticas”, defendeu.

Antônio Neto agradeceu aos deputados pela realização da sessão solene e afirmou que o evento é uma valorização para os profissionais da Enfermagem. O presidente também parabenizou os parlamentares pela apresentação de matérias que versam sobre melhorias para a categoria.  

Compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN PI), Antonio Francisco Luz Neto; a Conselheira Federal Tatiana Guimarães; a vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem seção Piauí, Patrícia Maria Gomes de Carvalho; representando a Associação Brasileira de Enfermeiros Obstétricos, Lívia Carvalho Pereira; representando o quadro de Técnicos e Auxiliares do COREN PI, Leone Damasceno; o enfermeiro regional Samuel Soares de Freitas; o responsável técnico de enfermagem do Hospital São Marcos, Daniel Coelho Farias; e representando todos os auxiliares técnicos do Piauí, Sônia Maria Sampaio Nunes.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: