Alepi

Sessão solene na Alepi vai comemorar o dia do auditor de controle externo do TCE-PI

Sessão Solene em comemoração ao Dia do Auditor de Controle Externo

Sede do Tribunal de Contas do Estado do Piauí em Teresina

Sede do Tribunal de Contas do Estado do Piauí em Teresina Foto: TCE-PI

A Assembleia Legislativa vai realizar na próxima quinta-feira, dia 5 de maio, uma Sessão Solene em comemoração ao Dia do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Estado do Piauí, que transcorre em 27 de abril. A proposta, aprovada em plenário, é do deputado estadual Fábio Novo (PT).


Segundo ele conta, a data comemorativa foi instituída pela Lei Estadual nº 7.042 de 28 de setembro de 2017, estabelecendo dentro do calendário oficial de eventos do Estado do Piauí o Dia do Auditor de Controle de Externo.


“O trabalho do auditor de controle externo contribui sobremaneira para o aumento da qualidade da democracia, na medida em que sua função fiscalizatória demanda transparência e probidade da administração pública, bem como eleva a responsividade dos governantes, frente as demandas sociais por políticas públicas de melhor qualidade”, afirma ele.


Para Fábio Novo, os auditores de controle externo estão dentre as carreiras mais importantes do serviço público nacional, tendo em vista suas atribuições de fiscalizações dos recursos públicos, avaliação da eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas, da prevenção e combate à corrupção, fomento à transparência e ao controle social, bem como do aprimoramento da gestão pública.


“A comemoração do Dia do Auditor de Controle Externo não é só a celebração de uma data tão importante, mas a renovação do espírito de valorização e engrandecimento da carreira, num sentimento de continuar trabalhando a serviço da sociedade, em defesa da democracia”, encerra.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: