Alepi

Sessão solene na Alepi marca o Dia do Turismólogo e o Dia Mundial do Turismo

A sessão foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho

Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Filho (MDB)

Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Filho (MDB) Foto: Thiago Amaral/Alepi

A Assembleia Legislativa vai realizar, na próxima segunda-feira, dia 27, às 10 horas, sessão solene alusiva ao Dia do Turismólogo e ao Dia Mundial do Turismo. No mesmo dia são comemoradas as duas datas. A proposta foi apresentada pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB), na terça-feira passada e foi aprovada em plenário. Serão prestadas homenagens aos profissionais do setor, que vem alavancando negócios em várias regiões do Piauí, especialmente nas cidades litorâneas e nos sítios arqueológicos.

No dia 13 de janeiro deste ano foi instituído o grupo gestor da Asssociação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo no Piauí, (ABBTURPiauí) cuja diretoria é composta por Alex Albuquerque, Angélica Costa, Ana Carolina, Denise Silva e Gabriela Soares, todos bacharéis em turismo nomeados pela direção nacional da entidade para fomentar a representatividade do setor no Estado.

Conforme o coordenador geral Alex Albuquerque, com o início das atividades está sendo plantada uma semente para que o futuro seja cada vez mais promissor. Ele disse que a missão do grupo é defender os turismólogos e os profissionais do turismo, além de políticas públicas efetivas de turismo, inclusive com a realização de concurso público para a classe poder defender ainda com mais afinco as potencialidades do Estado nesta área da economia.

Nacionalmente, a ABBTUR existe desde 1978 e é composta por estudantes de turismo, bacharéis em gastronomia, hotelaria e eventos, turismólogos, tecnólogos, professores e profissionais do turismo.

O missão principal da ABBTUR é levar o conhecimento técnico e científico, fomentar o desenvolvimento do turismo, evidenciar a importância do profissional, na elaboração e execução de projetos  em todas as esferas, políticas públicas e planejamento, assim, como participar de conselhos municipais, estaduais e câmaras setoriais de turismo na construção de diálogos e ideias para a atividade turística.

O Dia Mundial do Turismo em 27 de setembro foi oficialmente estabelecido pela Organização Mundial do Turismo em 1980, mas no Brasil o dia nacional do turismo é festejado em 02 de março. O turismo por sí só, corresponde à realização de viagens temporárias para fins religiosos, de negócios e, principalmente, de lazer e descanso, abrangendo diversos tipos como o rural, ecoturismo, cultural, religioso, de aventura e pesca, dentre outros.

No Piauí, o governo estadual nomeou os sete polos turísticos de Aventura e Mistério, Costa do Delta, das Águas, das Nascentes, das Origens, Histórico Cultural e o Polo Teresina. Eles abrangem 77 municípios, mas apenas cinco são considerados como aptos com hotelaria e passeios para os visitantes, dentre eles Parnaíba e Luís Correia, no Delta, Teresina, Picos e Floriano com o turismo de negócios e polos de saúde.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: