Alepi

Sessão plenária na terça-feira vai comemorar os 15 anos da TV Assembleia

Na próxima segunda-feira (6), a TV Assembleia completa 15 anos de fundação

Ilha de edição da TV Assembleia

Ilha de edição da TV Assembleia Foto: Thiago Amaral/Alepi

Na próxima segunda-feira (6), a TV Assembleia completa 15 anos. Uma emissora madura que já nasceu representando um laço forte entre a sociedade piauiense e seus representantes na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A TV Assembleia contribui para a cidadania dos  seu público, por meio da divulgação do conhecimento, de direitos e deveres, da valorização da cultura, do esporte e da história.

O início foi humilde, mas o projeto era ambicioso. No dia 19 de maio de 2005, o governador Wellington Dias sancionou a Lei Complementar nº 46, de autoria da Mesa Diretora da Alepi, sob a presidência do deputado Themístocles Filho (MDB), que criou a Fundação Rádio e Televisão Deputado Humberto Reis da Silveira, com um quadro de apenas 11 funcionários.

Pouco mais de dois anos depois, no dia 6 de junho de 2007, os piauienses podiam assistir a primeira TV legislativa em rede aberta do Brasil. Mais 7 anos de espera foram necessários para a inauguração de uma sede moderna e integrada ao meio ambiente no bairro Monte Castelo. Hoje, o sinal da emissora chega a todos os municípios piauienses por meio de sinal fechado e a dezenas de cidades em rede aberta mostrando um de seus desafios, que é chegar a toda a população do Piauí por sinal aberto. O deputado Marden Menezes (Progressistas) lembra com carinho que foi o primeiro parlamentar a ter um discurso transmitido ao vivo pela TV Assembleia. “Tem uma curiosidade, que eu fui o primeiro parlamentar a fazer o primeiro pronunciamento na história da TV Assembleia. No dia que a TV inaugurou, eu fui o primeiro parlamentar a me manifestar na tribuna da Casa. Esse é um marco que eu carrego”, celebrou Marden Menezes.

Ele relembra também que foi um dos deputados que lutou pela implantação da TV e da Rádio FM Assembleia e destaca a importância que as emissoras têm para a sociedade piauiense na atualidade. “Eu entendo a TV Assembleia como essencial. Não consigo imaginar, hoje, o Poder Legislativo, sem essa prestação de serviço na área da informação e da Comunicação Social da Casa”, falou Marden Menezes. A luta necessária para a instalação da TV Assembleia e o seu desenvolvimento também foram lembrados pelo deputado João Mádison (MDB). “Nós devemos isso ao deputado Themístocles, que foi persistente, determinado para que acontecesse a Rádio e TV Assembleia. Nós somos a primeira TV de Assembleia do Brasil. Então, ele foi pioneiro.”, elogia o parlamentar.

João Mádison reverencia a importância que a emissora tem para os piauienses e para o trabalho legislativo. “A TV Assembleia veio para revolucionar a comunicação dos deputados. Isso deu uma grandeza extraordinária porque, aquilo que se fala, está chegando a todos os recantos do Piauí”, destaca o deputado. Parte das celebrações acontecerão na sessão plenária da Alepi do dia 7 de junho. O presidente da Casa, Themístocles Filho, requereu que o grande expediente seja utilizado para as comemorações dos 15 anos e convidou todos os servidores da emissora para participarem do momento.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: