Alepi

Religioso Fabrício Fonseca recebe cidadania piauiense na Assembleia Legislativa

O irmão Fabrício Barbosa da Fonseca nasceu em Colatina, no Espírito Santo

Entrega de título de cidadania a religioso na Assembleia Legislativa

Entrega de título de cidadania a religioso na Assembleia Legislativa Foto: Thiago Amaral/Alepi

"O Piauí me tocou. Tenho a graça de dizer que sou um pouco do Piauí. E, por onde for, levarei todo o aprendizado e afetos aqui construídos”, dessa forma o irmão Fabrício Barbosa da Fonseca agradeceu pelo recebimento do título de cidadão piauiense. Ele foi homenageado em sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na manhã desta terça-feira (09) por proposição do deputado licenciado Fábio Novo (PT).

Fabrício Barbosa da Fonseca nasceu em Colatina, no estado do Espírito Santo, e chegou a Teresina para desenvolver parte do seu trabalho missionário como membro da ordem religiosa católica dos Maristas. Ele atua na aŕea da educação de jovens e adolescentes na Escola Marista Champagnat que funciona no bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte da capital.

O motivo que levou Fábio Novo a propor a homenagem foi reconhecer o trabalho da Ordem dos Irmãos Maristas na educação e às pessoas que vêm de outros estados para contribuir nesse papel. “Uma escola filantrópica que serve, principalmente, aos jovens de uma comunidade da zona norte de Teresina. E uma escola de muita referência. Alunos de famílias pobres que não tem condição de colocar seus filhos em uma escola particular vão para a Escola Marista e a Escola Marista nos orgulha muito hoje. Porque lá tem meninos e meninas que passam para medicina, que passam para jornalismo, que passam para Direito”, destacou o deputado.

O homenageado afirmou que o sentimento que levará do Piauí é o de gratidão. Ele se despede do estado depois de dez anos de serviços prestados à educação como parte de seu trabalho que diz ser espelhado no exemplo de Jesus Cristo. Os piauienses que conviveram com Fabrício Barbosa na comunidade da Igreja de Nossa Senhora do Carmo também manifestaram o reconhecimento por meio de sua presença na Alepi e da cantora Márcia Cristina que cantou a canção Amigos para Sempre.

Para completar as presenças na homenagem, compuseram a mesa o diretor da Escola Marista Champagnat de Teresina, Frade Alexandre Lucena Lôbo, e os membros do Centro Social da Juventude Independente da Santa Maria da Codipi, Antônio Paz e Francisco Pereira. Os deputados Themístocles Filho (MDB), Teresa Britto (PV) e B. Sá (Progressistas) prestigiaram a sessão solene.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: