Tribunal de Contas do Estado divulga Índice de Efetividade da Gestão Municipal 2023
Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (28), a deputada Vanessa Tapety (MDB) apresentou um Indicativo de Projeto de Lei que prevê a distribuição de leite sem lactose para crianças de famílias de baixa renda. A matéria vai tramitar na Casa, mas mesmo após a aprovação depende de regulamentação do Governo e nova análise dos parlamentares.
No projeto, Vanessa Tapety estabelece como público da medida crianças de até dois anos em famílias inscritas no CadÚnico. Estas devem buscar o SUS (Sistema Único de Saúde) para comprovar a condição. Segundo a parlamentar, a medida é importante por conta do custo elevado do produto.
Ainda com atenção à saúde de famílias em vulnerabilidade, a deputada apresentou Indicativo que busca assegurar a realização de endoscopia e colonoscopia para pessoas em quatro condições: pacientes com mais de 50 anos; pacientes com histórico familiar de câncer de intestino e estômago; portadores de síndromes genéticas; e portadores de doenças inflamatórias crônicas do intestino.
Expansão do sinal ao vivo da TV Alepi - Já o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT) destacou a expansão do sinal ao vivo da TV Assembleia para mais três municípios. O deputado ressaltou que esses três pedidos serão atendidos.
Foi via requerimento do Deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume(PT), para ir para a cidade de Floriano, requerimento do Dr. Hélio (MDB), para ir para a cidade de Parnaíba e requerimento do deputado Pablo Santos para ir para a cidade de Picos, a solicitação da expansão do sinal ao vivo da TV Assembleia.
“Nós estamos expandindo o processo de modernização, não só para a série da Assembleia, mas também para o complexo de comunicação. Já levamos para o prédio do Monte Castelo a nossa FM, já instalada em um novo setor muito bem acomodado e moderno. Colocamos novos veículos para poder atender às reportagens do nosso sistema de comunicação”, ressaltou Franzé Silva.
O presidente disse ainda que também fizeram a entrega de um novo sistema de comunicação, um transmissor de alta potência, que não fica atrás de nenhum transmissor de sinais de TV privado. Então, esse processo de modernização está acontecendo também dentro do nosso complexo de comunicação, com a aquisição de novos equipamentos, máquinas cinematográficas", afirmou.
Franzé Silva destacou sua fala dizendo que irá expandir o sinal ao vivo da TV Assembleia. “Vamos ter produção de matérias no território que pega ali a Planície Litorânea. Nós estamos criando uma sucursal produzindo matérias na área da cultura, na área do esporte, na área da política, na área da saúde, para que a população desses territórios se sinta contemplada com o trabalho do sistema de comunicação da Assembleia.
“Então é um avanço a mais. Queremos inclusive fazer essas solenidades nesses três territórios, nesses três municípios. Quero aqui alinhar com a mesa diretora da Assembleia, inclusive para que no dia da inauguração desses sistemas, via sessões solenes, nós possamos homenagear algumas pessoas importantes da política, da área da saúde, da educação, que merecem ser homenageados”, ressaltou o deputado.
O deputado finalizou sua fala dizendo que é a Assembleia Legislativa chegando cada vez mais perto da população do Piauí e que a população poderá ter uma interação maior com os trabalhos realizados na Casa Legislativa e que poderão ouvir as demandas vindas dos municípios e os deputados poderão dar respostas cada vez mais céleres para a população.
HOMENAGENS - Foram propostos dois novos títulos de cidadania na sessão plenária desta quarta-feira. Um deles, iniciativa conjunta de Henrique Pires (MDB) e do presidente da Alepi Franzé Silva (PT), é para o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) João Augusto Ribeiro Nardes. O segundo propões a homenagem a Frei Leandro, atuante no segmento da educação e militante do movimento negro no Piauí. O projeto é do deputado Marden Menezes (Progressistas).
Fonte: ALEPI
Dê sua opinião: