Alepi

Proposta a criação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional da Uespi

Projeto está na Comissão de Constituição e Justiça e o relator é o deputado Nerinho (PTB)

Campus da Uespi em Teresina

Campus da Uespi em Teresina Foto: CCom

O governador Wellington Dias encaminhou à Assembleia Legislativa um pedido de autorização para criar a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Educacional, Governança e Meio Ambiente da Universidade Estadual do Piauí (Fuapi). O Projeto de Lei está na Comissão de Constituição e Justiça, onde tem como relator o deputado estadual Nerinho (PTB).

A Fuapi tem a finalidade de apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, incluindo  a gestão administrativa e financeira necessária à execução de projetos, visando a criação de condições mais propícias para que a Universidade Estadual do Piauí cumpra sua missão institucional e estabeleça relações com o ambiente externo.

“A Fuapi será responsável por proporcionar à Uespi, dentro de suas possibilidades, pesquisa, extensão, projetos de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de estímulo à inovação de interesses da Universidade, de outras instituições de ensino superior ou instituições científicas, tecnológicas e de inovação, públicas ou privadas sem fins lucrativos, servindo-lhes de fundação de apoio, além de prestar ajuda na promoção de eventos, concursos públicos para a admissão de pessoal para órgãos públicos e processos seletivos em geral”, diz a mensagem.

Também a Fuapi será responsável pela captação de recursos através da prestação de consultoria ou explorações econômicas, comercialização a fim de prestar apoio ao desenvolvimento das ações da Uespi, promovendo o agronegócio e meio ambiente, desenvolvendo a captação de recursos do excedentes de pesquisas, com convênios entre a Fuapi e outras instituições nacionais e internacionais.

A fundação visa também conceder bolsas de estudo aos professores e estudantes e premiar  os professores, para a valorização dos mesmos.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: