Alepi

Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia recebe homenagem no Piauí

Eberval Gadelha Figueiredo foi agraciado com a Medalha Dr. Dirceu Mendes Arcoverde

Presidente da Alepi, Themístocles Filho, entrega a medalha ao neurologista

Presidente da Alepi, Themístocles Filho, entrega a medalha ao neurologista Foto: Thiago Amaral/Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) homenageou o presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Dr. Eberval Gadelha Figueiredo, na manhã desta quinta-feira (9). Em sessão solene realizada no Plenário Waldemar Macedo, o médico recebeu a Medalha Dr. Dirceu Arcoverde, que agracia personalidades com relevantes serviços prestados à saúde do Piauí. A iniciativa da homenagem foi do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themistocles Filho (MDB), com respaldo do neurocirurgião piauiense, Dr. Benjamin Vale.

“Esta Casa Legislativa, não só cumpre o dever de reconhecer vossa senhoria, a sua qualificação e seus relevantes serviços prestados ao Brasil, como sente-se honrada em conceder-lhe esta medalha que, seguramente, o fará mais próximo ainda dos piauienses”, discursou Themístocles Filho. O presidente da Alepi fez questão de destacar que a sua vida é um testemunho da importância dos neurocirurgiões, após ter sofrido um aneurisma cerebral em 2005 e sobrevivido graças ao trabalho desses profissionais médicos, respresentados pelo Dr. Benjamin.

Em sua fala, Eberval Gadelha destacou a parceria constante que tem com piauienses em todas as suas atividades. Como presidente da SBN, há membros de sua diretoria que nasceram no Piauí, entre eles o Dr. Benjamin Vale, que é Diretor de Ações Sociais. Enquanto professor da Universidade de São Paulo, o homenageado relatou receber diversos piauienses para fazer seus doutorados.

“Eu quero dizer isso, para dizer o meu apreço, a minha afinidade e a minha deferência que eu tenho com o estado do Piauí. E que estou recebendo de volta, de certa forma, ao receber essa homenagem que eu vou levar na alma e no coração”, agradeceu o homenageado.

Entre os componentes da Mesa de Honra, estava Benjamin Vale, que lembrou a trajetória profissional realizada em conjunto com o homenageado e afirmou que os vínculos foram além do trabalho e se tornaram uma amizade de longa data.

Também compuseram a Mesa, a Dr. Cláudia Seabra, representando o Ministério Público do Estado; médico José Nazareno, presidente da Sociedade Piauiense de Neurocirurgia; Arquimedes Cavalcante Cardoso, representando o Conselho Regional de Medicina e o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí, o Elton Bezerra, representante da Cooperativa Piauiense de Neurocirurgiões; Daniele Aita, diretora do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí, e a esposa do homenageado, Samara Freitas Gadelha.

Dr. Eberval Gadelha Figueiredo foi homenageado na manhã desta quinta-feira (9) em sessão solene na Alepi
Foto: Thiago Amaral/Alepi

 
MEDALHA DR. DIRCEU ARCOVERDE
- A homenagem foi criada por meio de projeto de resolução aprovado em 2006. Ela faz referência ao médico e ex-governador do Piauí que é pai do atual deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas). Este, esteve presente na sessão solene em conjunto com Severo Eulálio (MDB), Dr. Hélio (PL) e o presidente Themístocles Filho. Apenas duas medalhas podem ser concedidas por ano e a indicação é feita mediante consulta à Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, ao Conselho Regional de Medicina, à Universidade Federal do Piauí e precisa ser aprovada nas comissões técnicas e no plenário da Alepi.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: