Alepi homenageia procuradora Ivaneide Assunção com título de cidadania piauiense
O projeto Parlamento do Futuro, realizado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024, recebeu a melhor nota do júri técnico da 5ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.
Essa avaliação colocou a ação entre as três finalistas do concurso na categoria Projetos Especiais que vai ter o resultado final divulgado no dia 5 de dezembro.
“Ainda não vencemos. Temos projetos muitos bons concorrendo. E ainda falta a votação dos participantes. Mas ter uma avaliação tão boa na primeira participação é um grande estímulo e incentivo”, afirma o presidente Franzé Silva.
Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Interlegis (Senado) fizeram parte do júri técnico. As duas primeiras instituições deram a maior nota para o Parlamento do Futuro que ficou, na pontuação geral, dois pontos à frente do projeto Arranjos Produtivos, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, e três à frente do Educaleac, da Assembleia Legislativa do Acre.
A nota técnica compõe 70% da nota final. Os demais 30% são computados na votação local entre os participantes da 27ª Conferência Nacional da Unale que acontece nos dias 3,4 e 5 de dezembro no Rio de Janeiro. 16 Assembleias Legislativas de todo o Brasil inscreveram seus projetos no Prêmio. Elas concorreram com 28 iniciativas divididas em 3 categorias: Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.
O Parlamento do Futuro estimulou a valorização da democracia em jovens de todo o Piauí. Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Tribunal Regional Eleitoral, a Alepi simulou um processo eleitoral que envolveu escolas de todos os Territórios de Desenvolvimento do estado e elegeu trinta jovens que vivenciaram todo o processo de tramitação de projetos, eleição da Mesa Diretora e discursaram em tribuna.
Dê sua opinião: