Alepi

Polícia Militar do Piauí comemora 187 anos com homenagem da Assembleia Legislativa

Comandante Sheiwann Lopes agradeceu aos deputados os recursos para compra de 340 motocicletas

Deputado Coronel Carlos Augusto com o comandante Scheiwann Lopes

Deputado Coronel Carlos Augusto com o comandante Scheiwann Lopes Foto: Thiago Amaral/Alepi

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, nesta quinta-feira (23), em comemoração aos 187 anos da Polícia Militar do Piauí, atendendo solicitação do deputado Coronel Carlos Augusto (MDB). Ao discursar na oportunidade, o comandante-geral da PM-PI, coronel Sheiwann Scheleiden Lopes da Silva, agradeceu aos deputados estaduais por destinarem recursos para compra de 340 motocicletas para melhorar a segurança pública no Estado.


Ao abrir a sessão solene, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), convidou para a mesa de honra o deputado federal Fábio Abreu (PSD), o comandante geral da PM-PI, coronel Sheiwann Lopes, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José de Arimateia Rego de Araújo, e o pastor João Batista.


CONCURSADOS - O coronel Sheiwann Lopes afirmou que era uma honra e uma satisfação participar da sessão solene em homenagem à PM-PI, assinalando que a corporação conta atualmente com mais de 5.900 policiais atuando em todos os 224 municípios do Estado. Ele anunciou que no final de setembro a PMPI receberá mil novos soldados e 40 oficiais que foram aprovados em concurso público realizado pelo Governo do Estado.


“Temos hoje 1.626 viaturas, sendo 834 no interior. O certo é que em cada município existe pelo menos uma viatura nova para servir a sociedade piauiense”, declarou o coronel Sheiwann Lopes dizendo que o Plano de Ações Estratégicas da PM-PI vem possibilitando o combate à criminalidade, a melhoria da qualidade de vida do policial e de sua família, bem como a reforma da estrutura dos batalhões existentes no Estado.


O coronel Sheiwann Lopes disse que a segurança pública continuará melhorando com o lançamento do policiamento através do uso de motocicletas e bicicletas e pediu uma salva de palmas para os deputados estaduais que liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, destinaram recursos para a compra de motocicletas para a PM-PI.


LEIS - Após a execução do Hino do Piauí pela Banda de Música da Polícia Militar, o coronel Carlos Augusto, que estava fardado, agradeceu a todos os militares que dedicaram e dedicam suas vidas à PM-PI e disse que ficou feliz com as declarações do comandante Sheywann Lopes sobre a modernidade da corporação e sua integração com a comunidade.


“Me alegra ver que a PMPI tem andado a largos passos e tem tido muitas conquistas. Aqui aprovamos leis que têm contribuído para que a PM-PI pudesse chegar aonde se encontra. Me sinto honrado por estar nesta Casa e de ser a voz da segurança pública nesta Casa”, declarou ele.


Carlos Augusto afirmou ainda que “aprovamos emenda constitucional que tirou o redutor constitucional dos salários dos militares e hoje agradeço a todos os deputados e deputadas pelo apoio aos encaminhamentos feitos para melhorar a vida da sociedade e dos policiais militares”.


O parlamentar emedebista disse que “sou o primeiro deputado estadual da história da PMPI e tenho sempre o compromisso de continuar ajudando a PM-PI e aos militares”.


O presidente Themístocles Filho disse que “vamos colocar emendas de bancada no orçamento do Estado para 2023 com recursos para ajudar a população do Piauí, como já é feito no Congresso Nacional”.


GRATIDÃO - O deputado federal Fábio Abreu parabenizou a Assembleia Legislativa pela sessão solene em homenagem à PM-PI e pela aprovação de leis que contribuem para a melhoria da atuação da Polícia Militar e da segurança pública. “Vamos entregar equipamentos para o Corpo de Bombeiros, fruto de emenda parlamentar de R$ 1 milhão de minha autoria”, assinalou ele.


Fábio Abreu frisou que “tenho gratidão e orgulho de pertencer a esta corporação. Muitas coisas podemos comemorar nos 187 anos da PM-PI com a aprovação das leis pela Assembleia Legislativa, por isso é importante termos representação nas casas legislativas. Espero que tenhamos mais militares na Assembleia Legislativa representando os piauienses”.


No encerramento da sessão solene, a Banda de Música da Polícia Militar executou o Hino da PM-PI e foi entoada a canção Aleluia pelo sargento Rômulo. O deputado Carlos Augusto convidou os presentes para um coquetel no salão nobre do Palácio Petrônio Portella, sede do Poder Legislativo.


MOTOCICLETAS - Antes da sessão solene ser iniciada, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva, o deputado estadual Coronel Carlos Augusto e o deputado federal Fábio Abreu participaram de solenidade que entregou duas motocicletas, 60 coletes balísticos, 4 coletes reflexivos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para Companhia de Guarda da Assembleia Legislativa, que foram adquiridos com ajuda de recursos provenientes de emendas apresentadas pelos parlamentares piauienses.

 

Segundo a capitã-PM Luciana Leão, chefe da Companhia de Guarda da ALEPI, os equipamentos serão usados na Guarda da Casa Legislativa e também nas comunidades próximas. “Todos esses equipamentos novos representam mais segurança não só para a Assembleia Legislativa, como também para todas as adjacências. Essas motos serão utilizadas no policiamento aqui na Av. Marechal de Castelo Branco e em torno da Casa”, disse.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: