Alepi

Ouvidoria Itinerante leva vários serviços para a população da zona Sul de Teresina

A ação ocorreu no Centro de Ensino de Tempo Integral Solange Viana no Promorar

A Ouvidoria Itinerante da Alepi foi ao Centro de Ensino de Tempo Integral Solange Viana no Promorar

A Ouvidoria Itinerante da Alepi foi ao Centro de Ensino de Tempo Integral Solange Viana no Promorar Foto: ALEPI

A Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) ofereceu diversos serviços aos moradores da zona Sul de Teresina neste sábado (22). Essa foi a segunda edição do projeto Ouvidoria Itinerante que busca aproximar o Parlamento e a população. A ação ocorreu no Centro de Ensino de Tempo Integral Solange Viana no Promorar e contou com diversos serviços na área de saúde, orientação jurídica e atualização de documentos.


A população da região compareceu para aproveitar a oportunidade de ter acesso a serviços públicos mais perto de casa. Moradora do próprio Promorar, Aristélia Maria Nunes buscou o atendimento da Secretaria de Segurança. “Ter o serviço mais próximo de casa é a melhor coisa. Eu ia pagar de R$120 a R$160 para poder transferir do Tocantins para cá. Mas com a ajuda da Ouvidoria Itinerante facilitou muito. Esse documento está sendo cobrado do meu filho. Ele não consegue atualizar a carteira de trabalho porque não tem identidade. Nem dele, nem dos filhos porque para atualizar a dos filhos a  dele tem que estar atualizada, mas agora vai dar certo”, explicou.



Outro serviço bastante procurado foi o de orientação jurídica, realizado em parceria com uma faculdade particular da capital. Edileusa Alves, residente do bairro Santa Cruz, conseguiu informações importantes após o seu processo do divórcio. “Foi melhor assim, mais perto de casa. No meu caso, que moro longe e dependo de condução de ônibus, aqui mais próximo foi bem-vindo. O projeto está ajudando, orientando a mim e a outras pessoas”, elogiou.


As ações na parte da saúde também foram bastante procuradas. A Ouvidoria Itinerante ofereceu atendimentos em diversas especialidades como fonoaudiologia, psicologia e odontologia. Além disso, o Espaço de Saúde da Alepi agendou dezenas de mamografias, um dos serviços mais procurados pela população. Parte da oferta foi feita em parceria com a Secretaria de Saúde e com o apoio da Secretaria de Educação.
}



Comemorando os resultados das ações do setor que dirige, a ouvidora geral Teresa Britto espera, em breve, levar a Ouvidoria Itinerante para mais regiões de Teresina e para o interior do estado.

“Esse trabalho vai continuar em todo o Piauí. Já realizamos na zona Leste e agora na zona Sul e vamos realizar mais dois: um na zona Sudeste e outro na zona Norte. Depois nós vamos para outras cidades do Piauí. Acredito que a segunda será Parnaíba”, informou Teresa Britto.

Fonte: ALEPI

Dê sua opinião: