Alepi

Oposição na Assembleia repercute relatório do TCE-PI e pede CPI do ProAja

Gustavo Neiva disse que o ProAja "inova" ao dar aula para pessoas mortas

Deputado Gustavo Neiva discursa na Assembleia Legislativa

Deputado Gustavo Neiva discursa na Assembleia Legislativa Foto: Thiago Amaral/Alepi

A oposição fez muito barulho na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (11), com direito a entrevista coletiva, defesa de CPI do ProAja e discurso irônico na tribuna da Casa.

O deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas) ocupou a tribuna por mais de 30 minutos para repertir o relatório do Tribunal de Contas do Piauí (TCE) sobre irregularidades no Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (Proaja). Ele considera as denúncias um "escândalo", o maior da história do Piauí.

Gustavo fez graça ao falar que o programa é realmente inovador, como diz a propaganda do ProAja, ao dar aula para pessoas mortas.  

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Costa (PT), entende que a oposição tentar criar fatos políticos, com a proposição de CPI, para se manter na mídia.

"Querer falar em CPI é fazer um debate político. Estamos nos aproximando de uma eleição. Agora, a população quer que seja esclarecido", defendeu o parlamentar em entrevista na TV Cidade Verde.

"Esse debate do Proaja é político há muito tempo. Esse programa visa alfabetizar 200 mil pessoas. O papel da oposição é descaracterizar o programa", acusou o líder governista.

"Estamos aqui debatendo um relatório do TCE. A Seduc vai se debruçar sobre todos os questionamentos e apresentar os esclarecimentos. A Alepi pode acompanhar de fato e o que tiver de irregularidade tem que se tomar as medidas cabíveis", acrescentou
Francisco Costa discorda da suspensão do programa. "O desejo é que isso (a suspensão do Proaja) não aconteça. Se suspender, suspende uma oportunidade de dignidade às pessoas que esperam pela alfabetização", advertiu.

Fonte: Redação

Dê sua opinião: