Alepi

Município pode ser excluído de decreto de calamidade pública por culpa de prefeito

Deputados afirmam que prefeito realizou festa em sítio, causando aglomeração e sem uso de equipamentos de proteção individual

Imagens enviadas comprovam a presença do prefeito na comemoração

Imagens enviadas comprovam a presença do prefeito na comemoração

Os deputados estaduais Henrique Pires (MDB), Nerinho (PTB) e Dr. Hélio Oliveira (PL), apresentaram na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí proposta para que o município de Conceição do Canindé seja retirado da relação de municípios em estado de calamidade pública, determinado por meio do Decreto Legislativo nº 566, de 05 de maio de 2020. A proposta foi redigido pelo deputado Henrique Pires e contou com a adesão dos outros dois deputados.

O pedido dos deputados se baseia em denúncia que o prefeito de Conceição do Canindé, Alcimiro Pinheiro da Costa, conhecido como Mirim, realizou festas particular em sítio de sua propriedade, desrespeitando a necessidade de isolamento social estabelecida por decretos Estaduais e Municipal devido a pandemia ocasionada Novo Coronavírus. Os deputados alegam que a atitude do prefeito causou aglomeração e que os presentes à comemoração não faziam uso de equipamentos de proteção individual. O sítio fica localizado a 4 quilômetros da zona urbana do município.

A referida festa, com uso de bebida alcoólica, aconteceu no domingo dia 21 de junho. Os deputados alegam que a atitude do prefeito não foi sensata, visto que o mesmo descumpriu tanto o decreto estadual como o seu próprio decreto municipal, contribuindo para colocar em risco a vida de todos os presentes à comemoração, devido a possibilidade de contágio pela Covid-19. Os três deputados apresentaram junto com o pedido de exclusão, imagens que comprovam a presença do prefeito na comemoração.

Alcimiro Pinheiro da Costa alega que não foi o responsável pela realização da festa e que passou somente dez minutos no local. Segundo ele, o caseiro foi quem emprestou a propriedade para que alguns amigos fizessem uma comemoração, o que os três deputados consideram ainda mais grave, já que ao ver que estava ocorrendo a aglomeração, Alcimiro Pinheiro Costa, como gestor do Município, deveria ter tomado a atitude de cancelar o evento, orientando as pessoas que se retirassem.

Dê sua opinião: