Alepi

Morre de infecção pulmonar o ex-deputado Abel Barros aos 70 anos em Picos

Abel Barros Araújo morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória

Abel Barros morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória

Abel Barros morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória

O médico Abel de Barros Araújo, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Picos por duas vezes, morreu na madrugada de hoje no Hospital Regional Justino Luz – naquela cidade – onde estava internado há vários dias tratando de um problema pulmonar muito grave. Abel morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.  A informação foi dada pelo também ex-deputado estadual Kennedy Barros, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e sobrinho do falecido.

Abel foi prefeito de Picos no início da redemocratização do Brasil sendo eleito para o período de janeiro de 1983 a dezembro de 1988, completando os seis anos de mandato acordados naquele tempo para que acontecesse a transição do regime militar para o democrático. Ele voltou à Prefeitura de Picos pelo voto para o período de janeiro de 1993 a dezembro de 1996. Foi também deputado estadual no mandato de fevereiro de 1999 a dezembro de 2002. Abel deixa os filhos Marx, Abel Filho e Tânia (todos médicos), além da advogada Caroline Araújo e a viúva Alaíde.

Ele venceu as três eleições que disputou sempre com muita popularidade junto ao eleitorado. O conselheiro Kennedy Barros disse que o seu tio veio ao mundo para servir e mesmo depois de ter deixado a política por questões de saúde devido ao excesso de tabagismo, vício que já havia abandonado há mais de dez anos. “Era uma pessoa que personificava a caridade. Assim foi a sua vida, homem simples, sem apego aos bens materiais. Tudo que tinha dava às pessoas sem pedir nada em troca, só pelo prazer de servir”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal de Picos, Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha) disse que Picos perdeu um dos maiores expoentes da política, que embora não disputasse mandatos nos últimos anos sempre era procurado pela população que ia lhe pedir orientação para decidir em quem votar.

Abel de Barros Araújo estava internado no Hospital Regional a cerca de dez dias, mas seu quadro se agravou na madrugada de hoje. Os médicos que o assistiram descartaram a hipótese de que ele teria sido vítima da Covid-19. O velório está acontecendo em uma funerária atrás da Igreja Matriz e ele será sepultado no final da tarde de hoje no jazigo da família no cemitério São Pedro de Alcântara.

 

Robert Freritas havia tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no dia 25 de março e a segunda dose estava prevista para ser aplicada agora em abril.

Ex-presidente da Alepi, Robert Freitas morreu de Covid-19 na segunda-feira (5) 

Ontem, o Piauí perdeu também o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robert De Almendra Freitas, aos 73 anos. Ex-prefeito do município de José de Freitas, Robert Freitas, foi uma das mais de 4.300 vítimas da Covid-19 no Piauí.

Segundo a família, "Robão", como era chamado pelos amigos, faleceu às 4h da madrugada de segunda-feira (05), no hospital Unimed em Teresina, onde deu entrada às 17h de domingo (4).

Médico, especialista em Ortopedia, Medicina do Trabalho e Medicina Esportiva, Robert Freitas foi coordenador médico do Hospital Getúlio Vargas em Teresina e secretário Regional de Medicina Social do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).

Eleito deputado estadual pelo PFL em 1986, 1990, 1994 e 1998, presidiu a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no Biênio 1993/94. Na condição de Presidente da Assembleia, assumiu por uma semana o Governo do Estado na ausência do então governador e do vice.

Mais tarde, filiado ao PSDB, Robert foi eleito prefeito de José de Freitas, em 2004 e reeleito em 2008.

"Nota de Pesar


A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputados e servidores, lamentam com profundo pesar o falecimento do ex-deputado e ex-presidente do Poder Legislativo estadual, Robert de Almendra Freitas.
Médico, político e gestor piauiense que conquistou quatro mandatos de deputado estadual, Robert Freitas deixa uma grande lacuna na vida pública, mas principalmente a todos que conviveram com ele. Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí se solidariza com a família e amigos e decreta luto oficial por três dias.
"Lamento com profundo pesar o falecimento do meu amigo doutor Robert Freitas. Ele foi deputado estadual, foi presidente da Assembleia Legislativa, foi prefeito de José de Freitas. Um grande amigo meu e de todos. É uma grande perda para o município e para o nosso Piauí. Meus sinceros sentimentos à família e amigos".
Themístocles Filho
Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí"

Durvalino Leal - Edição: Katya D'Angelles

Fonte: Redes sociais

Dê sua opinião: