Alepi

Maria Isabel, festa junina e festejo de São Francisco serão patrimônio cultural

O prato típico vai virar Patrimônio Histórico Cultural do Piauí por proposição do deputado Francisco Limma

Prato Maria Izabel vai virar Patrimônio Cultural do Piauí

Prato Maria Izabel vai virar Patrimônio Cultural do Piauí Foto: Reprodução

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta semana, três projetos que abordam reconhecimentos de Patrimônios Culturais do Estado foram aprovados. Eles seguem para a análise da Comissão de Administração Pública e Políticas Sociais (CAPPS). As matérias tratam das festividades juninas de São João do Piauí, do Festejo de São Francisco, em Parnaíba, e da comida típica Maria Isabel.

 

A proposição deste prato para obtenção do título de Patrimônio Histórico Cultural foi do deputado Francisco Limma (PT) e o relator na CCJ foi o líder da bancada do PT, Hélio Isaías. O autor justifica no projeto a importância do reconhecimento: “A comida dos povos, portanto, além da dimensão material, concreta, possui uma dimensão imaterial, que está na memória e na cultura, conferindo identidade e singularidade. No caso desse prato típico no Piauí, dialoga com a segurança alimentar e a tradição da agricultura familiar que, historicamente, produziu de forma diversificada e sempre teve a produção para o autoconsumo familiar como uma das dimensões do sistema produtivo”.

 

Como exemplo de que o Piauí pode avançar no reconhecimento de manifestações gastronômicas como Patrimônio, Francisco Limma cita ações semelhantes que foram realizadas pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), como a obtenção dos títulos por parte da gastronomia francesa, do sistema alimentar e culinário tradicional japonês e da gastronomia mexicana da região de Michoacán.

 

Quanto às festas, a proposição do reconhecimento das festividades juninas de São João do Piauí como Patrimônio Cultural Imaterial é do deputado Dr. Gil Carlos (PT). Ela passou na CCJ com o parecer favorável de Ziza Carvalho (MDB) e busca dar o título a um momento marcado no calendário de várias gerações de piauienses. 

 



“Ao declarar essas festividades como Patrimônio Cultural Imaterial, estamos enfatizando a importância das tradições regionais que são transmitidas de geração em geração. Isso contribui para que a memória histórica e cultural do Piauí seja mantida e compartilhada com as futuras gerações”, defende Dr. Gil Carlos no projeto.

 

A outra festividade foi apresentada pela deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) e também foi relatada na CCJ por Ziza Carvalho. A declaração de Patrimônio Cultural Imaterial é ao Festejo de São Francisco, que acontece em Parnaíba no final do mês de setembro e começo do mês de outubro.

 

Para o reconhecimento, a deputada argumenta em seu projeto que há um respeito nacional da procissão dedicada a São Francisco realizada na cidade litorânea: “Segundo os próprios franciscanos, organizadores do evento, o festejo de São Francisco em Parnaíba é a segunda maior festa em homenagem ao Santo no Brasil, ficando atrás somente dos festejos de Canindé no Ceará”.

 

Após a aprovação na CCJ, as três matérias agora aguardam a tramitação na CAPPS. Depois da tramitação na comissão técnica, elas seguem para votação em Plenário.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: