Alepi

Marden Menezes critica demora na vacinação de estudantes que atuam em hospitais

Segundo o deputado agendamento é aberto e fechado rapidamente pela FMS

Deputado estadual Marden Menezes (PSDB)

Deputado estadual Marden Menezes (PSDB) Foto: Thiago Amaral/Alepi

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) fez críticas quanto ao ritmo da vacinação dos estudantes da área da saúde que realizam atendimento ao público. O parlamentar é o autor da Lei  Nº 7.498/2021, que garante a esse público a prioridade na campanha de vacinação contra a Covid-19.

“Nossa reclamação é para que a Lei seja cumprida como diz o texto. Hoje, os estudantes da área da saúde que estão em atendimento ao público têm direito, por lei, à vacinação, ou seja, à prioridade. Após a promulgação da Lei, recebemos informações de que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) começou o agendamento para a vacinação dos universitários, porém há informações de que o agendamento é aberto e fechado rapidamente. Não atendendo à enorme demanda de pessoas que estão nesse grupo e que obviamente, precisam da proteção para continuar prestando serviços à população. Eles estão expostos aos mesmos riscos que os profissionais habilitados”, expõe o parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, os estudantes do interior enfrentam problemas semelhantes. “No interior as reclamações são maiores. Em diversas cidades onde há pólos universitários, como Picos, Piripiri, Floriano e Parnaíba, os estudantes da área da saúde em atendimento ao público estão com dificuldades para terem o seu acesso à vacina”, afirma.

Marden Menezes diz que os estudantes que não conseguem acesso à vacina, devem buscar intervenção do Ministério Público (MP). “Orientamos aos estudantes que prestam serviços ao SUS que procurem o Ministério Público para que este faça ser cumprida a lei pelos órgãos públicos de saúde”, finaliza.

De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), 266.687 pessoas receberam as duas doses do imunizante contra a Covid-19 no Piauí.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: