Alepi

Lucy Soares apela pela contratação de profissionais para novos leitos de UTI Covid

O Piauí vai receber R$ 8,59 milhões do Ministério da Saúde para implantar 179 leitos de UTI

Deputada estadual Lucy Soares (PP)

Deputada estadual Lucy Soares (PP) Foto: Thiago Amaral/Alepi

A deputada estadual Lucy Soares (PP) postou nas redes sociais apelo aos gestores da saúde - estaduais e municipais - para que contratem mais profissionais para atuar nos novos leitos autorizados pelo Governo Federal.

O Piauí irá receber R$ 8,592 milhões do Ministério da Saúde para a implantação de 179 leitos de UTI, que atenderão exclusivamente pacientes com Covid-19. Para a deputada, as equipes de saúde que irão atuar nessas vagas devem ser compostas por profissionais que estejam fora do mercado de trabalho e que possuam experiência no atendimento a pacientes infectados pelo coronavírus.

“Sabemos que as equipes que estão na linha de frente contra o coronavírus já apresentam esgotamento físico e emocional. Desse modo, não é empático que elas sofram ainda mais com sobrecarga de trabalho”, avaliou Lucy Soares, que recentemente visitou dois hospitais de referência no tratamento da doença e observou de perto a rotina dos trabalhadores dentro de um sistema de saúde colapsado.  

A fim de amenizar a superlotação em diversas regiões do Piauí, os recursos para a instalação de novos leitos serão enviados aos seguintes hospitais: Hospital Regional de Bom Jesus, Hospital Regional Deolindo Couto (Oeiras), Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano), Regional Chagas Rodrigues (Piripiri), Hospital Regional Senador Candido Ferraz (São Raimundo Nonato), Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (Teresina), Maternidade Dona Evangelina Rosa (Teresina), Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde (Teresina), Hospital Geral do Monte Castelo (Teresina), Hospital Getúlio Vargas (Teresina) e Hospital da Universidade Federal do Piauí (HU-Teresina).

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: