Alepi

Limma destaca Programa Pró Verde que pretende plantar um milhão de árvores/ano

Serão criados seis novos parques ambientais no estado em parcerias com os municípios

Deputados estaduais Francisco Limma e Lucy Soares no Plenário da Alepi

Deputados estaduais Francisco Limma e Lucy Soares no Plenário da Alepi Foto: Thiago Amaral/Alepi

O deputado estadual Francisco Limma (PT) anunciou hoje (08) na tribuna da Assembleia Legislativa o lançamento pela governadora Regina Sousa do Programa Pró Verde Piauí, que pretende plantar um milhão de mudas de árvores por ano, implantar seis novos parques ambientais em parcerias com os municípios, criar um banco de sementes de árvores nativas e a implantação de viveiros de mudas.


“Foi lançado o edital público que pretende contratar agentes jovens e trabalhadoras e trabalhadoras do campo para a coleta de sementes. Eles conhecem as sementes e vamos criar os bancos de sementes e a partir daí os viveiros que vão servir para a germinação das mudas que serão plantadas nas 29 Unidades de Conservação Ambiental já existentes e nas que serão feitas em parceria com os municípios, os 'municiparques' ”, disse ele.


Limma destacou que o projeto está sendo lançado exatamente na Semana do Meio Ambiente porque em 2015 o Brasil foi um dos signatários do Acordo de Paris, que tem o objetivo de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 35% até 2025 e em 45% até 2030, aumentar a biomassa em 18%, e reduzir os efeitos do desmatamento sobre o clima.


“O Piauí saiu na frente e já em 2011 instituiu a Lei 2.140 sobre a mudança climática e a redução da pobreza. Em 2017 editou a Lei 7.044 que instituiu o Sistema Estadual das Unidades de Conservação Ambiental. O Piauí tem 29 delas, sendo 13 estaduais e 16 federais. O Piauí tem 3.165 mil hectares protegidas em suas áreas de conservação. Segundo o Cadastro Ambiental Rural 0 Piauí tem 31% do seu território protegido. São mais de 7 milhões de hectares do total de 25 milhões que compõem o Estado”, explica.


Um dos municiparques a serem organizados será na localidade Santana, na entrada de São João do Arraial, terra natal do deputado Francisco Limma. Ele ressalta que a área tem lagoas, babaçuais, mata nativa e é muito bonita. Também serão organizados parques em João Pires, Cocal dos Alves, Caraúbas, Lagoa do São Francisco.


Outro ponto do Projeto Pró Verde Piauí é que as pessoas físicas e jurídicas poderão fazer doações e em troca terão benefícios fiscais ou tributários, poderão fazer compensação na emissão de gases de efeito estufa e ainda poderão utilizar em suas marcas recebendo ganho de imagem para as empresas.


AMBIENTALISTAS
– Limma também pediu providências das autoridades para que encontrem o indigenista Bruno Pereira, servidor licenciado da Funai, e o jornalista britânico Don Phillips, que estão desaparecidos há vários dias na floresta amazônica após se embrenharem na mata para fazerem pesquisa para o livro “Como salvar a Amazônia”, que o jornalista está escrevendo.


“Don está no Brasil há 15 anos, é casado com uma brasileira, e vinha recebendo ameaças de garimpeiros e madeireiros, assim como Bruno. Os ameaçadores são pessoas que destroem a floresta. Espero que não acabem como Chico Mendes e a Irmã Doroty, duas pessoas que também trabalhavam essa temática. Agora, mais uma vez, o Brasil aparece na imprensa internacional como um País que não respeita o meio ambiente e não protege seus defensores”, encerrou.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: