Alepi

Líder elogia medidas do governo para combater o coronavírus no Piauí

Deputado estadual Francisco Costa (PT) afirma que medidas estão sendo eficientes

Francisco Costa será o novo líder do Governo na Alepi

Francisco Costa será o novo líder do Governo na Alepi

O deputado estadual Francisco Costa (PT), líder do Governo na Assembleia, avalia que as medidas adotadas pela gestão estadual no enfrentamento ao novo coronavírus têm sido ágeis e satisfatórias. Ampliação de leitos de UTI, na capital e interior, montagem de um hospital de campanha, contratação de profissionais de saúde são algumas das ações emergenciais feitas e que foram apresentadas pelo governador Wellington Dias no final desde domingo, dia 5, em videoconferência com os deputados e gestores estaduais.

De acordo com o deputado, o conjunto de ações se iguala a uma estratégia de guerra, “com a montagem de um hospital de campanha em Teresina e implantação de mais 100 leitos de UTI, na capital e interior, além de reforçar as salas de estabilização em vários hospitais. A contratação de mais de 670 profissionais de saúde, a aquisição de mais testes rápidos, além dos 18mil que já chegaram e distribuição de EPIs são outras medidas emergenciais para o combate ao coronavírus”.

A readequação do Hospital da Polícia Militar como unidade sentinela, ou seja, para referência no atendimento aos pacientes mais graves do coronavírus é também uma medida importante no enfrentamento à doença, afirmou o deputado.Durante a videoconferência, o governador também destacou outra frente de trabalho, como as medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus e ainda as ações no âmbito da assistência social e defesa civil, especialmente naquelas cidades atingidas pelas enchentes.

O deputado destacou ainda as mensagens que o governador Wellington Dias encaminhou à Assembleia Legislativa, “com propostas emergenciais para às famílias cujos alunos estão matriculados na rede pública de ensino, o governador propõe redirecionar o recurso da merenda escolar para essas famílias. Por outro lado, medidas para melhor estruturação da saúde, segurança e infraestrutura básica, além do fortalecimento da economia. Nesse pacote, devido à queda das receitas, o Estado lança mão de operação de crédito como estratégia para sairmos desta crise fortalecidos”.

A previsão é que as mensagens sejam lidas na segunda, dia 6, no Plenário virtual da Assembleia e com votação logo após a Semana Santa.Participaram da videoconferência, deputadas e deputados estaduais, além dos secretários de Saúde, Florentino Neto, o do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, do Governo, Osmar Junior, o da Assistência Social, deputado Zé Santana, e o da Defesa Civil, Geraldo Magela.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: