Alepi

Lei torna a tradicional Maria Isabel é Patrimônio Cultural do Piauí

A Lei foi proposta pelo deputado estadual Francisco Limma e sancionado na terça-feira

Prato Maria Isabel vai virar Patrimônio Cultural do Piauí

Prato Maria Isabel vai virar Patrimônio Cultural do Piauí Foto: Reprodução

A tradicional Maria Isabel, feita com arroz e carne de sol, tornou-se Patrimônio Cultural do Piauí. A Lei que indica o prato regional para obtenção da Concessão do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles e publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira (9).

O projeto é de autoria do deputado estadual Francisco Limma. O parlamentar explica que, mundialmente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem concedido o título de Patrimônio Cultural para expressões gastronômicas. Por conta disso, o parlamentar considera oportuno que o Piauí reconheça um prato típico que agrada os paladares e estimula a memória de seus habitantes.





Maria Isabel


Repleta de identidade, simbolismo e com um sabor marcante, a Maria Isabel é uma comida típica do Piauí feita à base de carne de sol picada e frita, cozida junto com o arroz.

Sobre seu nome, existem algumas teorias, entre elas está a de que Maria e Isabel seriam os nomes das filhas de uma cozinheira anônima e criadora da receita.

 

Fonte: Assessoria parlamentar

Dê sua opinião: