Alepi

Lei da Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural gera primeiros resultados

A nova lei foi aprovada graças a projeto de autoria da deputada Teresa Britto

Produtos das atividades do turismo rural

Produtos das atividades do turismo rural Foto: Reprodução

Sancionada no dia 14 de outubro, a Lei nº 7.605/21 regulamenta a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural e também estabelece que as atividades turísticas no meio rural devem incluir a oferta de produtos e serviços de hospedagem, alimentação, visitação em propriedades rurais, recreação, entretenimento e ações pedagógicas vinculadas ao contexto. Um dos primeiros efeitos da nova lei, - de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV)  - e aprovada pela Assembleia foi a criação de um grupo de trabalho formado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR Piauí), Câmara Setorial de Turismo, Sebrae e outras entidades. O grupo de trabalho planeja o mapeamento de estabelecimentos e locais que possam integrar um roteiro interessante para quem deseja praticar turismo rural.


"O Piauí dispõe de muitas regiões com potencial para o desenvolvimento do turismo rural, que, basicamente, desenvolve feiras, eventos e outras atividades que irão ajudar na divulgação do trabalho dos pequenos agricultores e até de outras áreas, oportunizando, assim, mais emprego e renda no interior dos municípios piauienses. A agricultura e as demais tradições da nossa população só têm a ganhar", destaca Teresa Britto.

A deputada ressalta que a iniciativa visa também à identificação e promoção de qualificações das comunidades locais, além de incentivar o uso de novas tecnologias e profissionalização das populações rurais. "O turismo rural agrega valores aos produtos do campo e ainda estimula o contato direto entre o produtor e o consumidor final, assim como fortalece o desenvolvimento sustentável, ampliando a consciência ambiental", afirma.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: