Alepi

Henrique Pires lembra os 90 anos de fundação da OAB-Piauí em discurso na Asembleia

O deputado dewstacou que a instituição presta relevantes serviços na defesa da democracia e da sociedade

Deputado estadual Henrique Pires (MDB)

Deputado estadual Henrique Pires (MDB) Foto: Thiago Amaral/Alepi

O deputado Henrique Pires (MDB) destacou, na sessão plenária desta segunda-feira(25), os 90 anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Piauí (OAB-PI), completados hoje. Ele disse que a instituição presta relevantes serviços na defesa da democracia e da sociedade.


Henrique Pires leu artigo publicado no jornal Meio Norte pelo presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho, afirmando que ele faz um registro histórico da instituição que foi fundada no dia 25 de abril de 1922 e cita advogados e advogadas que se destacaram como presidentes, dentre eles, seu avô, Celso Barros Coelho, Deusdedit Sousa e Fides Angélica Ommati.


O parlamentar do MDB assinalou que o artigo cita ainda advogados que tiveram destaque nacional, como políticos e conselheiros federais da OAB, incluindo o ex-ministro da Justiça, Petrônio Portella, e Marcus Vinícius Furtado Coelho, que presidiu a instituição no Brasil.


Em aparte, o deputado Wilson Brandão (Progressista) lembrou que a OAB foi fundamental na resistência contra a ditadura militar, frisando que a seccional do Piauí, pela sua importância, representa não só os advogados, mas toda a sociedade estadual.


Henrique Pires destacou ainda a atuação do advogado Reginaldo Furtado à frente da instituição, afirmando que ele é amigo do seu pai, o também advogado Magno Pires. O orador citou ainda outros familiares seus que são advogados, incluindo a irma Luciana Pires, e o deputado federal José Francisco Paes Landim, professor de Direito da Universidade de Brasília (UnB).


O deputado Ziza Carvalho (MDB) parabenizou Henrique Pires pelo pronunciamento e disse que “a OAB tem uma história belíssima de luta em defesa da democracia e dos direitos da sociedade”.

Henrique Pires concluiu seu discurso parabenizando a todos que integram a OAB-PI. Ele disse que vários parlamentares estaduais são advogados, citando, dentre outros, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), e os deputados Severo Eulálio (MDB), Zé Santana (MDB), B. Sá (Progressistas), João Madison (MDB) e Marden Menezes (Progressistas).

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: