Alepi

Henrique Pires critica a má gestão de prefeitos na aplicação de verbas públicas

Valores de convênios destinados à cidade de Bonfim do Piauí não foram aplicados

Deputado estadual Henrique Pires (MDB)

Deputado estadual Henrique Pires (MDB) Foto: Thiago Amaral/Alepi

O deputado Henrique Pires (MDB) utilizou o espaço dos dois minutos da sessão plenária desta segunda-feira (06) para criticar prefeituras que têm recursos orçamentários garantidos, mas não executam as obras que deveriam chegar à população. Ele citou exemplos de quando foi presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Valores de convênios destinados à cidade de Bonfim do Piauí não foram aplicados e a população sofre com falta de água, enquanto municípios como Jurema do Piauí e Avelino Lopes executaram os recursos e os moradores têm acesso ao manancial.“

Quando presidente da Funasa, nós colocamos dois grandes convênios lá na cidade de Bonfim. E é impressionante a falta de zelo que muitas vezes a administração pública municipal tem com o erário que foi aplicado lá. Então, urge, que o Ministério Público fiscalize como está o sistema de abastecimento d’água”, afirmou Henrique Pires.

Em outro momento, o parlamentar destacou os exemplos positivos de outras cidades. Em Jurema do Piauí, Henrique Pires falou que a população é amplamente atendida pelo sistema de água e que, mesmo as lideranças municipais não sendo seus eleitores, elas merecem ser parabenizadas pelo trabalho. Casos semelhantes ocorrem em Avelino Lopes, onde a população não depende mais de carros pipa, e em Esperantina, cidade em que estão sendo investidos R$12 milhões de reais em abastecimento.

Neste último município, os recursos foram conseguidos em conjunto com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Filho (MDB).Henrique Pires também utilizou a fala para agradecer a presença dos deputados na sessão solene de entrega do título de cidadão honorário piauiense ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Humberto Eustáquio Soares Martins. Citou a presença do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, e do Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Como relator da lei orçamentária estadual, o parlamentar relembrou aos colegas que hoje é o último dia para o encaminhamento das emendas individuais. Na terça-feira (07), Henrique Pires estará reunido com o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, e a secretária de Planejamento, Rejane Tavares, para discutir o orçamento após várias conversas realizadas com diversos segmentos sociais.

 

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: