Alepi

Governo propõe a criação do Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura

O sistema vai monitorar as unidades onde são mantidas as pessoas privadas de liberdade

Operações da Polícia Penal mantêm penitenciárias seguras no Piauí

Operações da Polícia Penal mantêm penitenciárias seguras no Piauí

O Governbo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 63/2024, que institui o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, voltado ao monitoramento, supervisão e controle de unidades onde se encontrem pessoas privadas de liberdade. A matéria foi lida no pequeno expediente da sessão plenária e seguiu para análise e votação nas comissões técnicas da Alepi.


O Sistema vai integrar o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, permitindo as trocas de informações e o intercâmbio de boas práticas. Poderá ser integrado por órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, corregedorias e ouvidorias de polícia, associações de familiares e amigos de pessoas privadas de liberdade, dentre outras entidades.




Comitê – O projeto também prevê a criação do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (CEPCT), no âmbito da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC); além do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, órgão independente, composto por seis peritos escolhidos pelo CEPCT.


“O presente projeto de lei surge em resposta à recomendação e ao diálogo mantido com representantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Nosso objetivo é aprimorar a legislação piauiense para alinhar as práticas e normas do estado com os padrões internacionais”, destaca o Executivo na mensagem enviada à Alepi.

Fonte: ALEPI

Dê sua opinião: