Alepi

Fábio Novo participa de encontro com secretário de Educação e representantes do setor

O secretário estadual de Educação, Ellen Gera, também participou do encontro

Fábio Novo (PT) durante encontro com secretário estadual de educação, Ellen Gera e demais representantes da educação

Fábio Novo (PT) durante encontro com secretário estadual de educação, Ellen Gera e demais representantes da educação Foto: Assessoria Parlamentar

O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Teresina pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fábio Novo, se reuniu na última segunda-feira (5) com professores e gestores que atuam na área da educação. O encontro celebrado na zona Leste de Teresina, no bairro São Cristóvão, contou com a presença do secretário estadual de Educação, Ellen Gera, do ex-secretário Zé Barros, o ex-reitor da Uespi, Carlos Alberto, professora Mascarenhas,  o ex-superintendente da Caixa, Herbert Buenos Aires.

No encontro, Fábio Novo apresentou algumas de suas propostas do seu plano de governo voltadas para a área da educação. Em publicação na internet, o parlamentar e candidato destacou a realização dos diálogos.

“Hoje tive a alegria de falar sobre educação com professores, intelectuais, gestores e profissionais que atuam na área. Eu também acredito em um Pacto Pela Educação, onde Estado e Município podem trabalhar juntos para avançar”, descreveu Novo.

A educação na capital tem sido um dos pilares das críticas direcionadas à gestão tucana em Teresina, principalmente referentes ao modelo difundido pela educação municipal, que segundo Novo, “só prepara os alunos para o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”.

O candidato petista contesta que os alunos conseguem obter notas boas no IDEB, que só possui questões de português e matemática, mas quando esse aluno vai para o ensino médio, onde enfrenta outras disciplinas, o resultado não é o esperado, o que resulta em um índice de reprovação de 25% desses estudantes.

Entre outras propostas apresentadas por Fábio Novo está a implantação de mais creches na capital, que atualmente só atende a pouco mais de um quinto das crianças da cidade.

“Teresina só atende a 22% das crianças de 0 a 3 anos. Hoje nós só temos 18 creches na cidade  de Teresina. O prefeito Firmino anunciou em janeiro que iria fazer uma PPP para 40 novas creches, o ano tá acabando e o projeto não andou”, argumentou Fábio Novo.  

Dê sua opinião: