Alepi

Fábio Novo faz balanço das ações na Secretaria de Cultura

O deputado petista esteve comandando a pasta por duas vezes durante cinco anos

Fábio Novo fez uma avaliação do trabalho realizado na Cultura

Fábio Novo fez uma avaliação do trabalho realizado na Cultura

O deputado estadual Fábio Novo (PT) deixou nesta quarta-feira (3), a gestão da Secretaria Estadual de Cultura – Secult, e volta a ocupar uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Piauí. Fábio Novo, que esteve à frente da pasta por duas gestões, nos últimos cinco anos, pediu exoneração do cargo, já que vai disputar as próximas eleições municipais, como candidato a prefeito de Teresina.

No pedido de exoneração encaminhado ao Governador do Estado, Wellington Dias, Novo aproveitou para agradecer pela missão, ressaltando as ações executadas nesse período, a favor da cultura piauiense, e ainda pediu a continuidade de projetos importantes para o Estado.

“Agradeço pela rica oportunidade concedida, por duas vezes, para gerir a cultura do Piauí. Foi desafiador e prazeroso! Ousamos em dizer que poucos Estados do país avançaram tanto nessa área. Recuperamos todo o patrimônio pertencente à Secult, incluindo oito museus, bibliotecas, casas de cultura e 14 teatros reformados, modernizados ou construídos”, diz o deputado.

Ele destaca ainda o avanço na formação de novos alunos, através das escolas de artes. “Em 2015 tínhamos 1.500 piauienses estudando artes nas nossas escolas. Hoje esse número alcança 6 mil alunos. Além das escolas reformadas e modernizadas, criamos as Escolas de Bandolins, em Oeiras, de Jazz, em Pedro II, de Rabecas, em Bom Jesus, e de Sanfonas, em Dom Inocêncio”, completa.

Nas gestões do deputado à frente da Secult, um rico calendário cultural foi mantido e levado para todo o Estado. Os projetos Seis e Meia e Boca da Noite foram interiorizados. “Nos últimos dois anos iniciamos uma política para o audiovisual e até 2021 serão lançados cerca de 17 filmes”, afirma Fábio.

Além das obras executadas na sua gestão, ele destaca ainda as obras em andamento, entre elas a Casa de Cultura de São Raimundo Nonato, o Casarão Olho D’Água dos Negros em Esperantina, o Porto das Barcas em Parnaíba e, dentre outras, a Central de Artesanato em Teresina.

“Pedimos um olhar especial para a regulamentação da lei estadual de autoria da deputada estadual Flora Izabel, que protege nossos mestres da cultura popular”, diz. O ex-gestor fala ainda dos avanços no Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec, que aprovou e patrocinou 433 projetos nos últimos 5 anos, totalizando R$ 35 milhões em investimentos.

Nos últimos meses à frente da Secult, Fábio implantou projetos e ações para driblar os efeitos da crise causada pela pandemia, em todo o mundo. O projeto “Sossega o Facho em Casa” selecionou e pagou cachê de artistas com apresentações digitais. O projeto “Te Aquieta e Lê” distribuiu 4 mil livros gratuitos para leitores de 105 municípios piauienses. As lives solidárias “Vamos Vencer”, além de pagar cachê de vários artistas piauienses, já arrecadou 10 toneladas de alimentos distribuídos entre 2 mil artistas e abrigos.

“Encerramos agora com o lançamento do edital do projeto Boca da Noite digital. Agradecemos a honrosa missão e colocamos nosso nome à disposição para disputar o cargo de prefeito de Teresina. Obrigado!”, finalizou Fábio Novo. 

Fonte: Ascom

Dê sua opinião: