Mais de 250 pessoas atuarão como observadoras nacionais nas Eleições Municipais 2024
O deputado Dr. Gil Carlos (PT) usou a tribuna na manhã de hoje(10) , durante a sessão , na Assembleia Legislativa para falar sobre o acidente sofrido pelo neurocirurgião Jacinto Lay, que também vitimou a manicure Kelliane Santos. O avião de pequeno fez um pouco de emergência na rodovia BR-316, próximo ao bairro Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, manhã de domingo (8).
Ao tentar pousar, o monomotor colidiu com uma van e uma moto - onde estava Kelliane e o marido - e se espatifou contra uma parada de ônibus. Lay foi retirado com vida do que sobrou do avião e levado para o Hospital de Urgência de Teresina. Depois, foi transferido para o Hospital São Marcos e hoje de madrugada seguiu em UTI aérea para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde permanece em estado grave, mas estável.
Segundo o deputado, além de um cidadão exemplar, é um médico reconhecido e respeitado pela sua formação e dedicação à medicina.” Aos longos dos 20 anos que atua como médico na capital, presta serviços a um número enorme de pacientes do nosso estado e do meio Norte. É um médico querido e respeitado no seu meio, entre os especialistas da área e os médicos em geral”, afirmou.
“Tive a oportunidade de conviver com o Jacinto, inclusive, trabalhamos juntos em várias oportunidades dando assistência ao mesmo paciente e sei portanto da competência e da sua formação da sociedade, da forma de conduzir enquanto profissional. Ele tinha entre muitas habilidades o hobby que era pela aviação. Como muito dedicado que era pela atividade médica cirúrgica, atravessando dia e noite inclusive incansavelmente dedicado ao atendimento a seus pacientes, as cirurgias complexas a neurointervenção radiológica que é uma das referências do nosso estado e do Brasil”, ressaltou Gil Carlos
Ainda no discurso, Gil Carlos explicou que nos momentos de lazer, de relaxamento e descontração Lay pilota aviões, fazendo parte inclusive do clube de aeromodernismo. Além de ser respeitado como profissional, também é respeitado entre os que entendem de aviação. Entre os pilotos, era tido como piloto habilidoso.
O parlamentar ressaltou que mesmo ele sendo um ótimo piloto, teve problemas com a hélice do avião e precisou fazer um pouso forçado causando um grave acidente. Parabenizou a todos que de maneira heróica o ajudaram no momento do acidente, em especial ao Samu por terem agido de forma tão eficiente.
O deputado disse ainda que esteve com o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí,coronel Scheiwann Lopes, para se certificar junto se na formação dos policiais há orientação sobre primeiros socorros junto aos que sofrem violência intencional. “São eles, os policiais que fazem o policiamento ostensivo os primeiros a chegarem para fazer a abordagem dessas vítimas". Gil Carlos destacou que quando chegou lá estava tendo uma reunião para reformular o plano pedagógico para ampliar o quantitativo de horas que é destinado para os primeiros socorros.
Na UTI do HUT
Gil Carlos também lembrou a outra vítima da tragédia, a dona de casa e manicure Kelliane Pereira dos Santos, de 27 anos, atingida na cabeça pela asa da aeronave no momento do acidente. Kelliane foi operada e permanece em estado grave na UTI do Hospital de Urgência de Teresina.
Fonte: ALEPI
Dê sua opinião: