Alepi

Dia do Turismólogo e Dia Mundial do Turismo são lembrados na Assembleia Legislativa

Sessão foi proposta pelo presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho

Secretário de Turismo, Flávio Júnior, cumprimenta o presidente Themístocles Filho

Secretário de Turismo, Flávio Júnior, cumprimenta o presidente Themístocles Filho Foto: Thiago Amaral/Alepi

"É um momento de otimismo. Com a vacinação avançando, o turismo interno está bem movimentado no Brasil, viagens acontecendo com toda segurança", afirma o presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo no Piauí (ABBTUR Piauí) e presidente da Câmara Setorial de Turismo do Piauí, Alex Albuquerque. A declaração foi feita por ocasião da sessão solene da Assembleia Legislativa em alusão ao Dia do Turismólogo e ao Dia Mundial do Turismo, comemorados em 27 de setembro.A sessão foi proposta pelo presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (MDB), que destacou a importância do setor turístico para o fortalecimento da economia. “Alguns países têm o turismo como a principal fonte de receitas”, falou em discurso o presidente da Casa.

Carina Câmara, secretária estadual de turismo, celebrou o crescimento que a atividade tem alcançado no estado. “Quando eu cheguei no Piauí, há mais de 15 anos, o turismo não era nada. A gente ficava sempre atrás do Ceará e do Maranhão buscando um espacinho na Rota das Emoções. E hoje, o que percebemos, participando dos eventos nacionais e internacionais, é que o Piauí ganhou o seu espaço”, destacou a secretária.

A gestora também comemorou a movimentação no litoral piauiense. "Nosso turismo já voltou com força total desde julho. A gente ainda está com problema na área do turismo de negócios, por causa da pandemia, então Teresina está sofrendo um pouco mais, mas a gente acredita que, a partir do ano que vem, inclusive com a inauguração do Centro de Convenções, em março, teremos a retomada desse tipo de turismo", disse Carina Câmara.

O empresário Marcos Fonteles falou na sessão solene representando os empreendedores e trabalhadores do setor. Ele cobrou medidas do poder público para a melhoria da infraestrutura, do marketing e pediu urgência no combate à violência no litoral piauiense. “Um dos nossos principais insumos é a tranquilidade e nós estamos perdendo isso no nosso litoral. Isso terá um impacto muito forte”, alertou Marcos Fonteles.


Audiência pública lembra o Dia do Turismólogo e o Dia Mundial do Turismo
Foto: Thiago Amaral/Alepi

CATEGORIA - De acordo com a ABBTUR Piauí, o estado conta com mais de três mil turismólogos egressos de faculdades de ensino superior. "Era uma categoria que estava sem defesa. No início deste ano, nós criamos um grupo gestor da ABBTUR no Piauí pra defender a causa dos turismólogos, concurso público, piso salarial da categoria e outras demandas importantes", ressalta Alex Albuquerque.

Para o presidente da Associação dos Turismólogos e Profissionais do Turismo, o setor turístico é um grande gerador de riquezas, mas é necessário incluir toda a cadeia produtiva da área, incluindo a comunidade envolvida, para que todos ganhem. Nesse sentido, considera essencial envolver autoridades e iniciativa privada.

"A gente conversa com gestores públicos e privados, sobre o turismo. A gente quer integrar os municípios ao mapa do turismo, que nas Câmaras Municipais tenha uma Comissão de Turismo, que as cidades tenham um Conselho Municipal de Turismo, e outras ferramentas pra gente debater o turismo de forma mais ampla e profissional", ressalta.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: