Rafael Fonteles abre o Natal do Futuro e o Natal do Sonho e Luz na segunda-feira
Postada às 13h e atualizada às 18h55
A desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro foi homenageada em sessão solene realizada nesta quarta-feira (11),na Assembleia Legislativa do Piauí, com o Certificado Mérito Legislativo em reconhecimento de sua trajetória como magistrada, pioneira ao assumir vários cargos no Judiciário do Piauí.
Além de ter sido a primeira juíza do Piauí, foi também a primeira magistrada a assumir uma vaga como desembargadora, a primeira mulher a integrar a Corte Regional Eleitoral e a primeira e única, até então, a presidir o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e o Tribunal de Justiça do Estado. A proposição da homenagem foi do deputado e sobrinho da homenageada Dr. Vinícius Nascimento (PT).
Em uma solenidade bastante prestigiada por amigos e familiares da desembargadora, o deputado Dr. Vinícius usou a tribuna para discorrer um pouco do curriculum da homenageada. Ele destacou vários cargos que a desembargadora ocupou durante todo o seu percurso magistral do Estado.
“A desembargadora Eulália tem uma história que foram os primeiros sinais de rompimentos da entrada da mulher, ocupando espaços importantes na nossa sociedade, e ela conduziu isso com muita dignidade e dos compromissos que sempre teve com os fatos. Hoje é um dia muito importante para a sociedade piauiense para que a gente ofereça esse Mérito Legislativo. Ela é a representação disso compromisso social e ter levado o seu trabalho com muita seriedade,” disse o deputado Dr. Vinícius
A desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves, disse que ficou surpreendida com a homenagem. “Eu fiquei muito surpresa e muito feliz porque eu não esperava. Tudo o que fiz na vida, era minha linha de aplicação profissional, que fui preparada pelos meus professores. Estou agradecida, e até honrada”, disse a desembargadora.
A mesa de honra foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franze Silva, Juíza Haydée Castelo Branco, representando a Amapi, Promotor Aristides Pinheiro, Desembargador Joaquim Santana Filho, Ricardo Marinho, representando a Defensoria Pública, vice presidente da OAB, Alex Noronha Castro Monte, Hilo de Almeida Sousa Segundo, entre outras autoridades.
Currículo:
Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro nasceu em Amarante (PI), a 26 de agosto de 1948. Filha de Amphiloquio Rodrigues do Nascimento e Eci Ribeiro Gonçalves do Nascimento. Graduada pela Universidade Federal do Ceará, em 20 de julho de 1976. Curso de Especialização em Direito Público pela Universidade Federal Ceara – UFC, concluído em 08 de fevereiro de1978. Ingressou na magistratura em 25 de julho de 1978. É a primeira mulher a ingressar na magistratura piauiense. Serviu como Juíza Auxiliar nas comarcas de Floriano e Canto do Buriti. Como Juíza de 1ª / 2ª / 3ª e 4ª Entrância, serviu nas comarcas de Canto do Buriti, Barras, Parnaíba e Teresina (5ª Vara Criminal). Cumulativamente respondeu pelas comarcas de José de Freitas, Porto, Esperantina, Batalha, Luzilândia, Cocal e Luís Correia. Juíza convocada para o Tribunal de Justiça em 24 de fevereiro de 1994, atuando na 1ª e 2ª Câmaras Especializadas Cíveis. Juíza Membro do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, no período de 19/08/97 a 19/08/99. Condecorações: Sócio Benemérito “Ministro Souza Mendes Júnior”, conferido pela Associação dos Magistrados Piauienses – AMAPI, Ordem Estadual do “Mérito Renascença do Piauí” no Grau “Comendador”, conferido em 19 de outubro de 1997. Homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-PI, por ser a primeira Juíza da Capital. Homenageada com o “Colar do Mérito Judiciário” conferido pelo Tribunal de Justiça do Piauí, em 30 de abril de 2003. Homenageada como “Mulher do Terceiro Milênio, conferido pelo Centro de Ensino Universitário de Teresina – CEUT, por ocasião do “I Congresso da Mulher Empreendedora” em 2003. Homenageada como a primeira mulher a conquistar o mais alto galardão da Magistratura Piauiense, pela Academia de Letras da Magistratura Piauiense – ALMAPI, Associação dos Magistrados Piauienses – AMAPI, e a pela Associação das Mulheres dos Magistrados Piauienses – AEMAPI, em 10 de maio de 2003. Foi homenageada com o diploma de “Amiga do 25° Batalhão de Caçadores”, em 23 de maio de 2003. Homenageada com a medalha do “Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva”, no Grau de Oficial, em 16 de agosto de 2003. Recebeu o Certificado de Cumprimento do Meta 2 pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Foi a primeira magistrada a assumir uma vaga como Desembargadora do Poder Judiciário do Estado do Piauí, em 30 de março de 2003. Homenageada pela Academia Piauiense de Jornalismo com Diploma pelo apoio à imprensa do Piauí, em 11 de Setembro de 2016. Foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Assumiu a Corregedoria Geral da Justiça para o Biênio 2010/2012. Foi Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí para Biênio 2012/2014. Relatora de 999 Acordãos publicados, até 09 de setembrode 2010, no Site do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí: www.tjpi.jus.br, no Link “Jurisprudência”.
Dê sua opinião: