Alepi

Deputados avaliam ano no Legislativo como bastante positivo apesar da Pandemia

Vários deputados se manifestaram na última sessão plenária de 2021

Deputado estadual Henrique Pires (MDB)

Deputado estadual Henrique Pires (MDB) Foto: Thiago Amaral/Alepi

Os deputados estaduais usaram, nesta quarta-feira (22), o espaço dos dois minutos da última sessão plenária de 2021 para enaltecer a atuação da Assembleia Legislativa que, segundo ele, teve um ano produtivo com apresentação de proposições e aprovação de matérias que visam beneficiar a população. Eles desejaram ainda aos piauienses um feliz natal e um próspero ano novo.

O primeiro a falar foi o deputado Severo Eulálio (MDB) que, além de desejar boas festas aos piauienses, registrou que foi presenteado com um livro da ex-vereadora de Picos, Olívia Rufino, autora da obra intitulada “Enquanto Houver saudade”.

Em seguida, o deputado João de Deus (PT), também, desejou aos piauienses um ano novo com muitas conquistas. João de Deus disse ainda que o Governo do Estado está empenhado em solucionar um conflito de terras que ocorre na localidade Lagoinha, em Sigefredo Pacheco, onde 70 famílias correm o risco de perder suas casas devido a uma ordem de despejo judicial.

A deputada Teresa Britto (PV) fez um apelo ao governador Wellington Dias para que execute uma política de controle de natalidade de animais no Estado comprando veículos que possam funcionar como “Castromóvel” e sejam utilizados no atendimento a cães e gatos. Ela disse que apresentou Indicativo de Projeto de Lei que trata sobre o assunto.

Deputados estaduais em Plenário
Foto: Thiago Amaral/Alepi

PESQUISA – O deputado Francisco Limma (PT) registrou pesquisa do Instituto Datafolha que coloca o PT como o partido da maior preferência dos brasileiros, com 28%, enquanto outras agremiações chegam a cerca de 7%. Ele frisou que isto fortalece a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República em 2022.

O deputado Georgiano Neto (PSD) enalteceu a forma como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), conduziu os trabalhos da Casa e agradeceu o atendimento do governador Wellington Dias e do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, coordenador do Programa Pro Piauí, às demandas que tem apresentado em benefício dos piauienses.

ANO PRODUTIVO
– O líder do Governo, deputado Francisco Costa (PT), disse que a Assembleia teve um ano muito produtivo e, também, enalteceu a atuação do presidente Themístocles Filho à frente do Poder.

O deputado Paulo Martins (PT) pediu ao deputado Júlio Arcoverde (Progressistas) e ao ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (Progressistas), que solicitem ao presidente Jair Bolsonaro que libere a vacinação de crianças de cinco anos ou menos de idade.

O deputado Júlio Arcoverde disse que lhe causava “espécie” a solicitação feita por um deputado do PT já que o governador Wellington Dias prometeu, mas não comprou uma só vacina para os piauienses, embora tenha sido presidente do Consórcio Nordeste. Ele afirmou que a única vacina que vem beneficiando os brasileiros foi comprada pelo presidente Jair Bolsonaro.

FUNASA – O deputado Henrique Pires (MDB) disse que esteve ontem na Funasa (Fundação Nacional da Saúde), em Brasília, buscando viabilizar recursos para melhorar o saneamento básico e o abastecimento de água no Piauí e convocou os piauienses para que procurem tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 já que muitos vêm deixando de completar a imunização.

A deputada Elisângela Moura (PCdoB) destacou como importante para o Piauí a atuação da Assembleia Legislativa este ano e agradeceu ao governador Wellington Dias e ao secretário Rafael Fonteles pelos investimentos em obras que beneficiam a população.
Elisângela Moura lamentou ainda o falecimento ocorrido hoje do jornalista Paes Landim, assessor de imprensa da Fetag-PI (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí), afirmando que ele era um grande profissional.

Em seguida, o deputado Francisco Limma apresentou solidariedade aos familiares e amigos do jornalista Paes Landim. Ele, também, agradeceu à Mesa Diretora, aos parlamentares e aos funcionários da Assembleia Legislativa pelo apoio recebido este ano.

Francisco Limma disse que este ano “votamos matérias importantes em várias áreas, como saúde, educação, agricultura familiar, assistência social e infraestrutura”. Ele afirmou que, em 2022, o trabalho continuará, mais animado, assinalando que espera que todos tenham melhores condições de mobilidade devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19.

Fonte: Alepi

Dê sua opinião: