Alepi

Deputado propõe a criação da Política Estadual de Qualificação de Mão de Obra

Projeto de lei cria a Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para Produção de Hidrogênio Verde

Deputado estadual Rubens Vieira (PT)

Deputado estadual Rubens Vieira (PT) Foto: Thiago Amaral/Alepi

Após o anúncio pelo presidente da União Europeia, de que o Piauí receberá parte do financiamento de 2 bilhões de euros destinado ao Brasil, o deputado Rubens Vieira (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um Projeto de Lei que cria a Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para Produção de Hidrogênio Verde.

A presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, confirmou, no dia 20 de novembro deste ano, o apoio da União Europeia para a construção da usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí. O anúncio foi feito, por vídeo, durante participação de Ursula na Semana Europeia do Hidrogênio, em que o governador Rafael Fonteles foi um dos palestrantes.


A presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen
Foto: Reprodução


“Todos esses projetos que orbitam em tomo da produção de Hidrogênio Verde, precisarão de mão de obra qualificada, e qualificar os trabalhadores piauienses para atuar neste mercado é o objetivo deste Projeto de Lei”, justificou o autor do projeto.


Entre as diretrizes dessa Política Estadual estão o mapeamento dos potenciais desafios tecnológicos e problemas técnicos e operacionais que possam impedir ou dificultar a inserção do Hidrogênio Verde no mercado, o estímulo à criação e articulação de redes de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a identificação de oportunidades de colaboração com entidades públicas e privadas.


A presidente da UE também frisou a geração de empregos com a instalação da usina. “O hidrogênio limpo e amônia [produzidos no Piauí] serão então enviados para a ilha de Krk, na Croácia. A partir daí, o hidrogénio viajará para servir compradores industriais no sudeste da Europa e, paralelamente, este projeto criará empregos locais e cadeias de valor no Brasil”, comentou.



A presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen
Foto: Reprodução


A usina no Piauí será instalada pela empresa europeia Green Energy Park (GEP), na Zona de Exportação de Parnaíba (ZPE). A previsão é de iniciar as obras no final de 2024, com o início das operações após dois anos.  A usina, batizada de Green Energy Park Piauí, aproveitará a estrutura do Porto de Luís Correia para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, e abastecer indústrias da Europa pelo Porto de Krk, na Croácia, país onde a Green Energy Park está sediada.


Governador Rafael Fonteles discursa em Bruxelas, na Bélgica
Foto: CCom

Fonte: Redação

Dê sua opinião: